sábado, 15 de junho de 2013

Cuiabá adere movimento nacional e manifestantes realizam protesto

"Antes a opinião"
O povo brasileiro realmente acordou; é hora de unirmos mais e correr atrás do que realmente nos importa, crescer sim mas com responsabilidade que no qual o governo brasileiro não esta tendo, trocando saúde, educação, segurança e bem estar social por uma simples bola em meio de campo. Tenho orgulho de ser brasileiro e se for preciso fazer o Brasil passar vergonha para os visitantes de fora eu farei de tudo, porque antes isso do que passar vergonha por não ter um governo que não cuida da sua nação.
Por favor digam não a copa não vale apena trocar uma vida por uma bola.
Por: Cícero Samuel

Mais detalhes sobre o protesto que ocorre em Cuiabá, no endereço:
http://www.facebook.com/events/668277276522145/



 

Indignação, mobilização popular, mudança. Estas palavras talvez possam descrever o sentimento e anseio de milhares de habitantes de cidades brasileiras no atual momento

Em resposta à extrema violência com que a Polícia Militar de São Paulo reprimiu manifestantes que exigiam a redução no preço da passagem de ônibus, cidadãos decidiram ir às ruas protestar contra os eventuais desmandos do poder público.


E entre os protestos que eclodem nos quatro cantos do país, como os que já aconteceram na capital carioca, Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Maceió (AL), Curitiba (PR), Natal (RN) e no Distrito Federal, Cuiabá também prepara sua manifestação.

Está marcado para este domingo (16) o ato “Cuiabá contra a corrupção e a violência”, que ocorrerá no mesmo local por onde passará a “Caminhada no Clima da Copa”, evento da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo em Mato Grosso (Secopa/MT).

Segundo balanço da própria Secopa, a caminhada registrou mais de 7 mil pessoas inscritas. No evento promocional de Copa 2014 estarão presentes o governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB) e diversas autoridades, além do mascote oficial da FIFA, o tatu-bola batizado de Fuleco.

A caminhada sairá do Museu do Rio, no Porto, às 7h30, e percorrerá a avenida Oito de Abril até a Ranulfo Paes de Barros (ao lado da Arena Pantanal). Os manifestantes de Cuiabá devem acompanhar o trajeto protestando com palavras de ordem e cartazes.

Toda manifestação cuiabana contra a corrupção e a violência é organizada pela rede social Facebook. Criado às duas horas da madrugada desta sexta-feira (14), o evento na rede social já conta com mais de 300 confirmações de presença. A cada atualização da página, o número de pessoas a aderirem à manifestação aumenta.

De acordo com informações dos organizadores, a manifestação representa o sentimento pelo qual passa grande parte da população nos últimos dias. “Será que não estamos cansados de sermos taxados como a nação do "conformismo"? Somos instruídos a chamar de baderneiros aqueles que fazem alguma coisa e somos vendados pela mídia. VAMOS LEVAR CARTAZES E GRITAR!”, diz a descrição do evento.

O protesto em Cuiabá ainda busca lembrar que os movimentos sociais sempre foram personagens principais de vários capítulos da história do Brasil, como a ditadura militar, as lutas pelas Diretas Já! e o impeachment do presidente Fernando Collor. “Sempre foram à resposta aos governantes das insatisfações das decisões de governo e das medidas autoritárias”, pontuam os organizadores.

A tarifa do transporte público na capital mato-grossense é a segunda mais alta do país, ficando apenas atrás de São Paulo. No fim do ano passado, a Prefeitura de Cuiabá anunciou o aumento na passagem, que hoje custa R$ 2,95. O valor é tido como abusivo, se consideradas as condições precárias em que se encontram os ônibus e as ruas. Dessa maneira, a redução da tarifa também deve ser pauta no protesto deste domingo.

“Que venham as crianças e as famílias, os idosos em condições. Todos para mostrarmos que não somos somente estatísticas e número de habitantes, somos uma NAÇÃO!”, convidam os organizadores.

Por: Thaisa Pimpão - www.cuiabamais.com.br

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Médica desabafa - Governo não faz nada - Brasileiros abrem os olhos

"Antes a opinião"
Estamos em uma situação em que nossos governantes só pensam em status e esquecem de que eles tem uma nação para cuidar, o povo brasileiro já abril os olhos, já não aguentam mais esses blá, blá, blá políticos que roubam em nossa própria cara. Mas isso vai mudar. A própria mídia diz que o governo em si esta assistindo, mas na realidade já devem estar com a pulga atrás das orelhas porque nós brasileiros já estamos dizendo BASTA.
Por: Cícero Samuel

Uma médica desabafa e com razão, acompanhe



Policia Civil já teve acesso aos laudos sobre o caso de estupro em Lucas

"Antes a opinião"
Vejo que não ha necessidade de opinar novamente, somente para constar como se passa a menina de 13 anos que foi estuprada pelo próprio pai que veio a se suicidar em Lucas do Rio Verde-MT.



O resultado do exame médico realizado na adolescente de 13 anos encontrada na noite de terça-feira com o pai em um carro parado na Avenida da Produção confirmou a ruptura do hímen. O pai, acusado de estupro contra a própria filha, foi encontrado morto na cela da Delegacia de Policia Civil. O laudo da morte confirmou asfixia por enforcamento do motorista.

O laudo da perícia feita na cela onde o corpo foi encontrado com uma calça amarrada no pescoço  deverá chegar às mãos do delegado Marcelo Torhacs na próxima semana.

A vitima do suposto estupro ainda não prestou depoimento. De acordo com o delegado a família ainda não a apresentou, para preservar a menor, mesmo depois de ter sido procurada pela policia e pelo conselho tutelar.

Ela precisa ser ouvida para que confirme, ou não, a versão dada à Policia Militar e ao Conselho Tutelar na noite da prisão do homem. Segundo o delegado, elementos de prova sérios, como depoimento de policiais e conselheiros, além do médico, confirmam que os fatos aconteceram, “Não podemos menosprezar esse tipo de informação”, afirmou Doutor Marcelo Torhacs.

A família ainda deverá ser ouvida, o inquérito tem 30 dias para ser encerrado.  “Se for comprovado que só o pai da garota praticava a conduta, o caso será encerrado, com a extinção da punibilidade pela morte dele, se por acaso houver outro elemento de informação, tudo isso será incorporado ao inquérito. Em relação à morte do homem, iremos juntar todos os laudos, ouvir os policiais, fazer todo o conjunto probatório para demonstrar todas as circunstâncias em que houve o evento dentro da cela da delegacia”, finalizou o delegado.

FONTE: www.leialucas.com.br

Cenas de Guerra - Brasil

"Antes a opinião"
PMs que deveriam manter a solução em controle, demonstram mais mesmo estarem em guerra com a manifestantes. preferem estar do lado dos crápulas governistas que erroneamente colocamos no poder. É isso aí Brasil, vamos acordar mesmo. quem pudera eu estar la ajudando.
E pra variar sobrou para quem estava filmando do prédio que nem estava la embaixo no chão, vejam no vídeo.

Desfecho da moça do ABC que foi rejeitada em pedido de casamento no dia dos namorados

"Antes a opinião"
Me sentir enganado? Capaz. boa iniciativa e estratégia da empresa que promoveu essa ação de marketing. Foram mais de um milhão de acessos no primeiro vídeo e claro tiro como ponto positivo que que elas sabem perdoar muito mais que os homens como mostra a ação dela depois que o namorado pediu perdão no segundo vídeo.
O nome da empresa não foi divulgado mas a iniciativa foi interessante, diferente e excelente.


quinta-feira, 13 de junho de 2013

PM quebra vidro de viatura em Manifestação desta quinta-feira (13). Qual o Motivo da ação do PM?

"Antes a opinião"
Querer aprontar onde um país inteiro e boa parte do mundo esta de olhos afincos, cheio de olhos lentáveis. Por essa esse PM não esperava.
O Brasil teve os olhos voltados 100% para Rio e São paulo nesta quinta-feira (13), imprensa e sociedade civil feridas em confrontos e muitos manifestantes feridos.
Mas um vídeo muito curioso veio a tona: Oque será que aquele PM e alguns que com ele estava estariam pensando? Como ele ira justificar essa ação?



Bom o Senhor VeTudo, qu foi quem gravou o vídeo não deixou passar. Parabéns.


Será que o PM e seu grupinho estavam a favor do Manifesto? Ou tal ação explica a rigorosa agressão a jornalistas e manifestantes de forma direta.

O vídeo original esta no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=kxPNQDFcR0U&fb_source=message

Acessem comentem o cinegrafista amador merece votos de parabéns pelo vídeo.

Por - Cícero Samuel - Mato Grosso - Brasil

Gerente do VLT fala em demolição e garante que viaduto da UFMT será uma obra segura

"Antes a opinião"
O "errinho" termo que o então Governador Silval Barbosa usou para falar sobre a falha na construção do VLT Cuiabá/Várzea Grande-MT, tem como solução demolição de parte da estrutura. Apesar do controle de qualidade rigoroso (como disse: Fernando Orsini - Ger. Consórcio VLT), na construção da obra o "ERRINHO" não deixou de aparecer. E é claro senhor Fernando que não adianta lamentar mesmo pois os gastos no contrato RDC, já saíram do bolso de cada brasileiro, de cada mato-grossense; dinheiro que já faz falta na saúde, na educação, no bem estar social etc. Que controle de qualidade rigoroso mais fanhoso em Fernando.


Por: Darwin Júnior
Fotografia: Darwin Júnior

Reconhecendo uma falha na obra do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o gerente do consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, Fernando Orsini afirmou que a solução será demolir parte da estrutura, sem a necessidade de retirada de nenhum dos pilares que já foram fixados no local. A obra chegou a ficar praticamente paralisada por mais de 20 dias devido ao impasse com o desalinhamento de algumas vigas.

“Como foi um erro da cota (fabricação), nós vamos ter que fazer demolição de transversas deste eixo. Não vamos mexer no pilar. É importante destacar que não existe nenhum problema estrutural e que a obra vai oferecer total segurança à população. Esta obra está totalmente segura na parte estrutural e vem sendo executada com controle de qualidade muito rigoroso. Infelizmente ocorreu esse erro localizado e vamos corrigir”, lamentou o gerente do consórcio.

A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) cobrou soluções rápidas e assegurou que a correção do problema não vai gerar aditivos e muito menos lesar os cofres públicos: 

“Não vai custar nem um centavo a mais para o Governo porque ela é uma obra de RDC (Regime Diferenciado de Contratações), contratada sem aditivos. O projeto e a obrigação é da construtora. Nós contratamos a obra pronta. Qualquer erro ou qualquer problema na construção é única e exclusivamente de responsabilidade e custos do contratado”, esclareceu o secretário da Copa, Maurício Guimarães.


FONTE: www.olhardireto.com.br

Governador de Mato grosso Silval Barbosa classifica falha em obra para Copa como "errinho"

"Antes a opinião"
Ah! Errinho governador? Se a Secopa tem 10 engenheiros acompanhando, então porque o errinho? Como dito pelo senhor governador Silval a Fifa mesmo já fez 198 alterações na arena, nós brasileiros corremos o risco de sofrer a maior vergonha mundial se nada ficar pronto. É verba da saúde e da educação indo pro lixo para agradar o mundo louco do futebol. Devemos sim começar a nos preocupar "ERRINHOS NESSE MOMENTO NÃO DA PRA FICAR ACEITANDO".
Vai que estou andando de VLT e a coisa desanda pra outro canto!




Por Lisiane dos Anjos

Fotografia de Edson Rodrigues

O governador Silval Barbosa (PMDB) classificou como um “errinho” o problema detectado na execução de um dos pilares do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que integra o pacote de obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá.

A falha foi admitida na tarde de ontem (11) pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela obra, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.

O erro terá que ser corrigido para garantir o nivelamento entre as três faixas do elevado rodoferroviário, por onde passarão os veículos em geral e o novo modal de transporte coletivo. 

"Houve um errinho. Se é no pilar, no asfalto ou no meio-fio, eles tem que corrigir e me entregar a obra pronta"
“Teve um probleminha no projeto, que será corrigido. A despesa não é nossa, é do Consórcio. Houve um errinho. Se é no pilar, no asfalto ou no meio-fio, eles tem que corrigir e me entregar a obra pronta”, disse, em entrevista aoMidiaNews.

A declaração foi dada durante o evento de contagem regressiva de um ano para a Copa do Mundo, realizado na manhã desta quarta-feira (12), na Arena Pantanal.

Silval reclamou da “polêmica” feita em torno do problema na obra do elevado e comparou o erro encontrado na obra com as mudanças já feitas no projeto do estádio, a pedido da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

“Se vocês soubessem o que já foi alterado nesse estádio. A Fifa já fez 198 alterações aqui na Arena e ninguém falou nada. Não sei porque vocês estão polemizando um pilar. Não sei porque foram falar do bendito do pilar”, afirmou.

A falha


O secretário da Copa, Maurício Guimarães, disse que o desnível é de aproximadamente 30 centímetros, e foi identificado pelo consórcio há aproximadamente 30 dias, quando do lançamento e fixação de uma das vigas na pista que faz o sentido Coxipó-Centro.

"Não sei porque vocês estão polemizando um pilar"
“Um dos pilares, na sua concretagem, está com uma diferença de altura. Quando colocou as vigas, isto foi identificado. A obra tem um engenheiro que fez o projeto e é ele que precisa dar a solução. Se for necessário, demole esse pilar e constrói outro de acordo com as especificações. Se houver uma solução técnica melhor, como uma complementação, ela será aprovada e adotada”, disse.

Guimarães ressaltou que a decisão deverá ser tomada ainda na tarde desta quarta-feira e a correção deverá ser realizada durante o próximo final de semana, mas que isso não significa que haverá aditivos ao contrato de R$ 1,477 bilhão (valor global da obra do VLT).

“Esse foi um caso isolado, está sendo corrigido, não impacta o cronograma e não gera custos adicionais, porque se trata de uma obra licitada em RDC [Regime Diferenciado de Contratação], contratada sem aditivo. O projeto e a obrigação são da construtora. Nós contratamos a obra pronta. Qualquer erro ou problema na execução é de custo exclusivamente do contratado”, afirmou.

O secretário afirmou ainda que o Governo do Estado não irá receber obras que não esteja de acordo com o que foi assinado em contrato, a exemplo do que já ocorreram nas avenidas Juliano Costa Marques e Camboriú.

“Se a obra não está de acordo, apresenta-se uma proposta de correção e ele é refeita. [...] O fato da obra ter um cronograma apertado não significa que ela está sendo feita de qualquer jeito. Todas as obras estão sendo acompanhadas e a Secopa possui 10 engenheiros que acompanham diariamente todos os projetos em execução”, disse.

FONTE: www.midianews.com.br

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Moça pede namorado em casamento e é rejeitada

"Antes a opinião"
Nossa como dia 12 é dia dos namorados, esta qui esperou por cinco anos e em uma simples tentativa de pedir o amor em casamento acabou se ferrando em publico. Olha que cinco anos de namoro não é pouco tempo para levar um ferro desses. Será que estamos escolhendo as pessoas certas? Tantas desilusões. Bom eu só fiquei curioso em saber o final da dramática história desses dois.
Confira o vídeo

Homem flagrado estuprando a filha é encontrado morto na Delegacia em Lucas do Rio Verde-MT

"Antes a opinião"

Olha sabemos que história de abuso sexual já virou rotina, mas não vamos perder a nossa capacidade de indignação esse caso é uma aberração esse pai criminoso não merece nem a cadeia é pouco tem é que ficar trancafiado num manicômio judicial até se curar dessa doença infame se é que a cura pra isso.
Aí eu pergunto: com tantos prazeres acessíveis, com tantos homens e mulheres disponíveis porque será que alguém busca prazer sexual com uma criança/adolescente?
A infância gente é um território sagrado, deveria ser resguardado a todo custo. Sexo com crianças não é só doentio é sujo é indigno é imperdoável.
Mas por ele mesmo se matou, agora só Deus para cuidar da pobre alma desse pai que deve estar ardendo no inferno.

FOTO: André Felipe Jablonski Marcondes


R.N.O 49 anos foi preso na noite de terça-feira (11) por volta das 23hs, pela Policia Militar suspeito de abusar da própria filha. 

Em rondas pela Avenida da Produção nas proximidades de um posto de combustíveis a PM encontrou um veiculo parado no escuro.
Ao se aproximar para fazer a abordagem o homem desceu do carro nu, e começou a discutir com a polícia.
O acusado negou que estivesse violentando a filha, afirmação que não foi confirmada pela adolescente que em conversa com Conselheiros Tutelares revelou não ser a primeira vez que foi abusada. A adolescente desesperada disse que no dia anterior o acusado a obrigou a manter relações sexuais com ele sem preservativo.
Para que a adolescente não revelasse os abusos a ninguém o acusado a ameaçava, dizendo que ia pegar o seu aparelho celular, como também a proibiria de sair com as amigas.
O homem foi levado a Delegacia de Policia Civil onde prestaria depoimento ao  Delegado Marcelo Torhacs nesta manhã, mas quando os policiais foram buscar o acusado encontraram o homem já sem vida em uma das celas da Delegacia. A Polícia Civil acredita que ele tenha cometido suicídio enforcando-se com a própria calça, já que estava sozinha na cela.



Quando os policiais viram a menina e notaram que era bem mais jovem que o homem perguntaram qual o grau de parentesco, imediatamente a adolescente de 13 anos disse que era filha do homem, e que estava sendo abusada pela pai sendo obrigada a praticar sexo oral. 

FONTE: www.leialucas.com.br

Família Lodi lamenta 12 anos sem Aléxia e sem justiça

"Antes a opinião"

PROCURADO PELA JUSTIÇA

De santo Martinello não tinha nada. Que sociedade é esta? Que covardia com uma criança. Não cheguei a conhecer o caso, mas fico indignado com uma pessoa assim. Reflexo de que as pessoas de hoje em dia não tem Deus no coração.


Sempre que se aproxima o dia 12 de junho, uma ferida na sociedade luverdense volta a sangrar. Há exatos 12 anos, uma garota com seis anos idade foi violentada e morta de forma cruel e sanguinária. O acusado, Santo Martinello, era proprietário da chácara onde a criança vivia com a mãe e o irmão.


Naquela tarde, a pequena Aléxia Carolina Lodi Aragão ficaria sozinha em casa, enquanto o irmão iria para a casa da avó e a mãe ao trabalho. Quando o irmão voltou para a casa, encontrou a cena. Alexia morta sobre a cama da mãe, com sinais de estrangulamento e lesões múltiplas.

Descontrolado, o garoto saiu para a rua gritando por socorro, e logo a cidade inteira ficou sabendo do fato. Um jovem que trabalhava na chácara vizinha chegou a ser detido e acusado pelo crime. Inocente, foi liberado e sua família foi embora da cidade.

Santo Martinello, um homem que se dizia “amigo” da família, e chegou a ajudar a carregar o caixão se tornou o principal suspeito. Uma vizinha da chácara onde ocorreu o crime testemunhou que Santo esteve por três vezes na casa durante a tarde.

Mas seu álibi era forte. Quando um respeitável empresário poderia ter cometido tal atrocidade, contra uma criança de seis anos? Poucos dias depois do fato, uma mulher que mantinha um relacionamento com Martinello denunciou o amante, que tinha arranhões nos braços e lesões no órgão genital. Aléxia tinha tecido humano sob as unhas, por ter tentado resistir ao ataque do seu assassino.

Santo Martinello chegou a ficar preso na cidade de Sinop, mas no inicio do ano de 2002, o advogado Claudio Alves Pereira obteve uma liminar permitindo que ele respondesse em liberdade. O Ministério Público recorreu e a prisão foi mantida, mas era tarde.

Desde então, Santo Martinello fugiu e nunca mais foi visto na cidade de Lucas do Rio Verde. Em 2004, seu advogado entrou na comarca de Lucas com um pedido de exame de DNA de um homem autor de um homicídio com traços semelhantes. Pereira queria que o material genético desse homem fosse confrontado com material colhido no corpo da criança.

A mãe da pequena vitima contestou a ação do advogado, dizendo que ele só queria criar um assassino para livrar seu cliente. O exame anterior, que apontava Martinello como principal suspeito, revelou que o material que foi encontrado no corpo de Aléxia não era sêmen, e sim um liquido típico de quem faz vasectomia, o que apontava para Santo Martinello.

Em 2006, a Interpol incluiu Martinello na lista de procurados. O Poder Judiciário tentou por várias vezes descobrir o endereço de Santo Martinello, mas foi em vão. Há 12 anos a família Lodi busca uma resposta para o crime que tirou a vida da criança, que teria hoje 18 anos.

Leila Lodi mora hoje em Cuiabá e tem um neto. A maioria da família, no entanto mora em Lucas e tenta levar a vida sem pensar na tragédia que marca sua história. A sociedade luverdense aguarda com ansiedade pelo dia em que Santo Martinello seja capturado e pague pelo mal que causou, pois como diz uma das tias de Aléxia, a impunidade gera os estupradores, e impunidade é o que não se quer para esse caso.

A sensação de impunidade aumenta o sofrimento aumenta a dor e o sofrimento da família.É preciso fechar essa ferida, para que não sejam produzidas novas Aléxias.

FONTE: www.leialucas.com.br

terça-feira, 11 de junho de 2013

Garoto "engravida" e chama atenção para gestação na adolescência - Campanha de Chicago faz anúncios polêmicos para falar sobre gravidez entre jovens

"Antes a opinião"
É sou a favor de campanhas como esta sim. Nossos jovens de hoje já sabem muito bem identificar oque é certo e oque é errado, e casos do tipo vem acontecendo com freqüência. Que bom seria se o exemplo viesse para o Brasil. talvez tenhamos sim que aprender da pior maneira possível.



Uma campanha publicitária inusitada de Chicago, nos Estados Unidos, chamou atenção por publicar fotos de adolescentes "grávidos". De acordo com o jornal The Sun desta terça-feira (11), as fotos chocantes tomaram conta dos pontos de ônibus da cidade e criaram polêmica nas redes sociais.
Apesar dos comentários positivos e negativos da campanha, os especialistas em saúde disseram que os anúncios vão incentivar os adolescentes a praticar sexo seguro.
Brian Richardson, porta-voz do Departamento de Saúde Chicago, explicou que  a ideia era criar uma campanha publicitária que iria levar as pessoas a pensar sobre gravidez na adolescência e partos de adolescentes. Além disso, como a gestação pode afetar mais do que apenas meninas adolescentes.

—As filhas de mães adolescentes são mais propensas a se tornar próprios mães adolescentes. Os filhos de mães adolescentes são mais propensos a ir à prisão. Estes são desafios que vão além de uma menina ou uma mulher."
FONTE: www.r7.com

IPAS x SES - IPAS joga a culpa por remédios vencidos na Secretaria de Saúde

"Antes a opinião"
Ambas são culpadas, porque nossa saúde publica vai muito mal. Que coisa não?



Após as declarações do secretário estadual de Saúde, Mauri Rodrigues, acerca do rompimento do contrato com a Organização Social (OS) Instituto Pernambucano de Assistência à Saúde (IPAS) para a gestão da Farmácia de Alto Custo, devido à descoberta de remédios vencidos no estoque do órgão e a falta de 104 itens na Farmácia do estado, a IPAS decidiu se posicionar, por meio de nota, onde garante que já encaminhou todas essas documentações solicitadas pelo Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado, Secretaria Estadual de Saúde e Auditoria Geral do Estado.
“O IPAS reitera seu compromisso e responsabilidade com o interesse público, assim como sua confiança nas instituições e autoridades à frente desta apuração”, diz trecho da nota.
Conforme o Instituto, os remédios tiveram, prazo de validade vencido pela compra ou recebimento do Ministério da Saúde em quantidades acima da demanda existente para o período de vida útil dos produtos, associada à impossibilidade (ou falhas) em se fazer, preventivamente, permutas ou doações daqueles produtos com risco de vencimento.
O IPAS se isenta ainda de qualquer responsabilidade sobre o planejamento das compras e execução das parcelas entregues pelos fornecedores, assim como o gerenciamento das possíveis permutas e doações. Conforme informações do Instituto, a responsabilidade é da Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF).
“Quando o IPAS assumiu o gerenciamento da CEADIS, 60% desses produtos vencidos agora já se encontravam no estoque da Secretaria Estadual de Saúde (SES)”, informa a Instituto.
De acordo com a nota, entre os produtos vencidos, somente 14,9% foram recebidos pelo IPAS com menos de 75% de sua vida útil válida. “Ressalte-se que, nesses casos excepcionais, os produtos foram recebidos mediante análise e autorização prévia da SES, conforme previsto no item V do Art. 2º da Portaria SES/GAB Nº 053/2012. Acrescentamos que existem diversas situações técnicas, assistenciais e administrativas que justificam algumas exceções à regra”.
Segundo o IPAS, desde outubro de 2011 todas as informações e relatórios sobre os produtos a vencer foram disponibilizadas aos membros da SES via sistema em tempo real, durante todos os dias. “Além disso, durante todo esse período, o IPAS encaminhou, regularmente, relatórios trimestrais impressos para a SES/CAF, com detalhamento e alerta para os itens a vencer nos 6 meses subsequentes”.
“Durante todo esse período contratual, o IPAS atingiu todas as metas contratualizadas e promoveu significativos avanços na melhoria dos serviços sob sua responsabilidade, evidenciados pelos indicadores de performance e, principalmente, pelos elevados índices de satisfação nas avaliações feitas pelos usuários das Farmácias”.

OUTRO LADO
A Secretária Estadual de Saúde afirmou, por meio de sua assessoria, que vai aguardar o relatório final da Auditoria Geral do Estado (AGE) para tomar as devidas providências.

FONTE: www.gazetadigital.com.br - por Flávia Borges - foto de Marcus Vaillant

Mato Grosso pode ser o primeiro a provar que OSS não funcionam", afirma professor dos Estados Unidos

"Antes a opinião"
Me parece que pelo menos em algum seguimento em Mato grosso, a coisa começa a andar, mesmo que a fala venha de alguém que é de fora. Será que estamos começando a abrir os olhos?

“Mato Grosso poderá ser o primeiro a provar que as OSS [Organizações Sociais de Saúde] não servem”, prevê o professor da Universidade de Massachusetts, dos Estados Unidos, Carlos Eduardo Siqueira, durante entrevista coletiva nesta terça-feira (11).

O docente foi enfático ao dizer que a gestão da saúde pública nas mãos das OSS não funciona. Como prova disso está “o significativo movimento contra o modelo de gestão iniciado no Estado que deixa claro que ela é cara, torna os o trabalho dos servidores públicos precários”, assegurou o Carlos Eduardo.

O professor ainda frisou que as OSS, selecionam as doenças e o tipo de paciente que iram atender. Para ele, “as gestoras não deveriam se chamar Organizações Sociais de Saúde, pois não têm nada de ‘sociais’, ela na verdade discrimina”.

Carlos Eduardo continuou a crítica assegurando que “as OSS irão indiretamente levar a derrota do SUS [Sistema Único de Saúde], ela é um verdadeiro cavalo de Tróia para destruir esse sistema que na prática em Mato Grosso está mostrando que não funcionam”, concluiu o pedagogo. 

O movimento pelo qual o professor se refere, iniciou em 2011 com a transferência da gestão das unidades de saúde para as OSS. Desde então, a luta encabeçada por um em Defesa da Saúde Pública já conseguiu a revogação das Leis Complementares que eram favoráveis às OSS fossem derrubadas no Conselho Estadual de Saúde (CES). Porém, a decisão do Conselho ainda não foi homologada pelo governador Silval Barbosa.

Outro encaminhamento relevante está à coleta de mais de 36 mil assinaturas fundamentais para que o proposta de Lei de Iniciativa Popular entrasse na pauta de votação da Assembleia Legislativa.


FONTE: www.olhardireto.com.br - por Priscilla Silva

domingo, 9 de junho de 2013

Ex-prefeito Marino Franz anda meio indeciso? que face ele escolherá.

"Antes a opinião"
Me parece que o ex-prefeito Marino anda meio indeciso, querendo escolher a dedo e política doida. Não falo mais nada. Vamos ver oque vai rolar.



O ex-prefeito de Lucas do Rio Verde Marino Franz (PSDB) declarou que a definição política do grupo depende do cenário que irá se formar a partir dos principais nomes cogitados para disputar o governo. O tucano é ligado aos dois nomes cotados para encarar a disputa pelo Palácio Paiaguás: os senadores Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT).
Justamente, por isso, Marino alega ser prematuro falar em definições. "Mato Grosso tem duas lideranças. Da definição deles, provavelmente haverá um alinhamento político. Vou aguardar a orientação deles para ver no que posso contribuir”, pontua. Embora Maggi tenha declarado que não pretende disputar o Executivo pela terceira vez, seu nome ainda é cogitado nos bastidores.
Enquanto isso, Marino - que assumiu o comando do PSDB em Lucas do Rio Verde - alega trabalhar no sentido de fortalecer a legenda no município. Nos bastidores, no entanto, o que se comenta é que o ex-gestor já trocou o PPS pelo PSDB almejando candidatura majoritária no ano que vem.
Inclusive, durante reuniões entre tucanos e pedetistas, o nome dele é defendido como eventual candidato a vice-governador da chapa que tende a ser encabeçada por Taques. “Por enquanto não tem nenhuma conversa nesse sentido, só a de organizar o partido aqui em Lucas do Rio Verde, melhorar a infraestrutura, ajudar os municípios vizinhos. Se caso tivermos uma candidatura majoritária vamos trabalhar com muita consistência”, desconversa Marino.
Sobre a permanência do movimento “Mato Grosso Muito Mais”, formado pelo PSB, PPS, PDT e PV - que ganharia o apoio do PSDB, Marino garante que também não há conversações no sentido da continuidade ou não da aliança. “Simplesmente quero continuar com o PSDB e vejo que Mato Grosso tem duas lideranças – Maggi e Taques”.
FONTE: www.mtnoticias.net

Morre o jornalista Marcos Coutinho, fundador e diretor do Grupo Olhar Direto

"Antes a opinião"
Coutinho foi um exemplo, em nosso Estado. Um jornalista revolucionário e direto, tinha olhar crítico. Mas a vida continua. Que todos da mídia não importa o seguimento o tenha como ícone de sabedoria no que faz.
O site olhar direto que continue daqui pra frente com os mesmos objetivos fundado pelo Marcos.
Fica aqui os meus pêsames para os familiares de Coutinho



Morreu na madrugada deste domingo (9) o jornalista Marcos Coutinho, 47, fundador e diretor executivo do Grupo Olhar Direto. O jornalista passou mal e foi socorrido por um dos seus filhos, que tentou levá-lo ao hospital, mas Coutinho acabou falecendo em casa. Ele será velado na Capela Jardins, na sala das Orquídeas, a partir das 17h. Já o enterro será na segunda-feira, às 9h, no cemitério Bom Jesus de Cuiabá.

De acordo com o Instituto Médico Legal (IML), ele sofreu uma parada cardiorrespiratória - interrupção da circulação sanguínea que ocorre em consequência da interrupção súbita e inesperada dos batimentos cardíacos ou da presença de batimentos cardíacos ineficazes. 

Formado pela Universidade Metodista de São Paulo era considerado um dos profissionais mais polêmicos da comunicação de Mato Grosso e ícone no jornalismo investigativo. De família tradicional cuiabana, sua história profissional está intrinsicamente ligada à cobertura dos casos mais polêmicos do noticiário mato-grossense. Isso lhe proporcionou ter participação direta em duas finais regionais do Prêmio Esso de Jornalismo – veículo impresso Centro-Oeste, fato raro para quem atua em Cuiabá. 

Apontado por decanos como Jê Fernandes, Onofre Ribeiro e José Eduardo do Espírito Santo para o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor) como o primeiro repórter investigativo da imprensa no ‘formato contemporâneo’, Marcos Coutinho se notabilizou com reportagens de fundo para os jornais ‘A Gazeta’ – o maior do Estado, e, depois, ‘Gazeta Mercantil’.

Com os amigos Auro Ida, Marcão Lemos e Ronaldo Pacheco, na segunda metade da década de 90, fundou o Sistema de Informação e Marketing (SIM), embrião do Mídia News, primeiro site noticioso de Mato Grosso, ainda em atividade, hoje sob direção do jornalista Ramon Monteagudo.

Coutinho também foi responsável pela criação e implantação da Secretaria de Comunicação da Câmara Municipal de Cuiabá, no atual formato, no ano de 1995, sob a gestão do então presidente Carlos Brito.

No começo dos anos 2000, fundou o site Olhar Direto com o amigo Mário Marques Almeida. Há três anos, fundou a mais estruturada sucursal de Brasília entre os veículos website de Cuiabá.

Porém, seu espirito empreendedor queria sempre mais. E, por isso, desde o ano passado, transformou o Olhar Direto num portal de notícias. Ele criou outros sites: Agro Olhar, Olhar Jurídico, Olhar Copa e Olhar Conceito. Por isso, possui a maior redação individual de um veiculo noticioso de Mato Grosso, gerando quase 30 empregos para jornalistas.

Marcos Coutinho deixa a esposa Maria Izabel Manfrin Coutinho Barbosa e três filhos – Matheus Coutinho (23), Lucca Coutinho (20) e Joaquim Coutinho (17). “Desejo que Marcos seja lembrado profissional dedicado e pai de família exemplar”, define a mulher Izabel Coutinho.


Fonte: www.olhardireto.com.br