sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Imprudência no trânsito, caminhão e fiat pálio colidem de frente na BR 163 próximo a cidade de Sorriso-MT

"Antes a Opinião"
Parece até que ninguém faz auto-escola nessa vida. Conduzir um veículo para ultrapassagem na quela ingenuidade de achar que vai dar tempo é brincar com a própria vida e também com a vida aleia. Enquanto haver imprudência sempre haverá um acidente seguido de consequências como por exemplo a morte.

O acidente aconteceu por volta das 09h40 desta manhã(27), cerca de 15km do centro de Sorriso, sentido a cidade de Lucas do Rio Verde, envolvendo um carreta carregada de chapas de ferro e um Fiat Pálio Adventure.
Segundo o condutor do caminhão, Luís Carlos Brito, ele seguia no sentido Lucas/Sorriso, quando se deparou com o veiculo Fiat Pálio em processo de ultrapassagem, sendo que ambos acionaram os freios e ele esperava que o Pálio fosse sair fora da pista, mas o condutor continuou vindo na pista contrária até bater de frente com o mesmo.
O condutor do Fiat Adventure, com placas de Várzea Grande-MT, mas segundo o mesmo mora em Sinop, João Paulo Gimenez, foi encaminhado ao hospital regional pela própria Policia Rodoviária Federal devido o estado de saúde em que a vítima se encontrava.
Segundo informações repassadas pela assessoria do Hospital Regional de Sorriso, João Paulo passou por alguns exames e a principio seu estado de saúde não é grave.
POR EDERSON ZIMMER - MTNOTICIAS.NET

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Vídeo do desabafo de delegado em Colíder-MT, Sérgio Ribeiro ganha destaque em página de crítica no Brasil - Rede Esgoto de Televisão

"Antes a Opinião"
É um absurdo ético o caminho que a justiça brasileira tem tomado a anos. Muitos juízes, promotores, advogados tem manchado o significado/sentido da palavra JUSTIÇA se entregando ao mundo do crime ou colaborando com o mesmo. Isso é inaceitável.


À pouco meses atrás o Delegado da cidade de Colíder aprendeu menores com uma certa quantia de drogas e armamento pesado usado em assaltos. E o que revoltou foi que um promotor e uma juíza deram o aval de soltura para os menores e é aí que o delegado Sérgio Ribeiro se revolta porque eles prendem mas a justiça solta. Hoje o vídeo ganhou destaque na pagina do Rede Esgoto de Televisão, que é uma página extremamente crítica em diversos segmentos como politicagem e televisiva comprada. A política da pagina é expor a injustiça desse nosso Brasil.
O vídeo foi feita pela TV Record Colíder e também pela coirmã SBT, e até hoje ainda roda todo Brasil e o mundo. Na pagina Rede Esgoto de Televisão o vídeo já tem 409 curtidas, 813 compartilhamentos e 86 comentários que ainda devem aumentar muito mais.

Deu no mídia news - Fugiram da escola - Prainha: faixa da SMTU atropela o vernáculo

"Antes a opinião"
É notável vermos diariamente alguém assassinando a nossa língua. A culpa é de quem? Dos professores? Óbvio que não. E para quem não sabe; vernáculo é o nome dado à língua nativa de um país ou de uma localidade.

FOTO/FONTE: MIDIANEWS.COM.BR

Esta via será interditado de uma a duas faixas devido as obra". Parece brincadeira, mas não é. Esse aviso confuso e cheio de erros está em uma faixa colocada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), na Avenida Tenente-Coronel Duarte (Prainha), no trecho onde a Secopa executa obras para a implantação doVLT. 
A faixa na Prainha "bombou" nas redes sociais. Só no Facebook, o assunto gerou mais de 100 compartilhamentos e quase 40 comentários. “Encontre os erros cometidos na faixa colocada na Av. Prainha, em Cuiabá. Será que o excesso de trabalho está tirando o tempo para cuidar das regras da nossa Língua Portuguesa?”, ironizou uma internauta, que postou a foto na página.

Bandido leva surra após tentativa de assalto

"Antes a Opinião"
Se cada cidadão de bem soubesse se defender como essa estudante, os bandidos pensariam três vezes mais antes de assaltar alguém. Se bem que está virando até moda nos dias atuais muitos bandidos levarem aquela surra básica. E olha não é aconselhável reagir a um assalto mas essa estudante universitária e lutadora campeã de boxe ganhou meu respeito.
FOTO ILUSTRATIVA

U. E. da C., de 28 anos, foi preso, em flagrante, após tentar assaltar a universitária de fisioterapia L.C.N. A prisão aconteceu às 10h desta quarta-feira (25), em frente à Universidade de Cuiabá (UNIC), localizada na Avenida Beira Rio, em Cuiabá.
Segundo informações da Polícia Militar, a universitária estava saindo da faculdade, quando o suspeito a rendeu. “Ele anunciou o assalto com a mão dentro da camisa, simulando estar portando uma arma de fogo. Porém, ao passar a bolsa, a garota percebeu que ele não estava armado e reagiu”, explicou.
L.C.N atacou o suspeito dando vários socos na cabeça dele. “O criminoso não teve sorte, a vítima é campeã de boxe e desferiu vários jab (socos) nele. Ele (bandido) levou tantos socos que não resistiu e caiu no chão”, disse.
Testemunhas acionaram a PM que foi até o local e efetuou a prisão do rapaz. O acusado está preso no Cisc Planalto e foi atuado em flagrante por roubo.
De acordo com um PM, U. E. da C. seria Guarda Municipal (GM) da Prefeitura de Várzea Grande.
A Equipe da redação do RepórterMT entrou em contato com o comandando da GM, Louriney dos Santos, mas ele não confirmou a informação. “Tivemos apenas informações não oficiais que ele é agente da Guarda Municipal, porém, ainda estamos checando se é verdade. Caso a informação se confirme, vamos instaurar um inquérito para tomar todas as medidas previstas”, explicou.

Quatro menores e um maior foram abordados pela PM em Lucas do Rio Verde comercializando drogas. Um deles tinha apenas 8 anos

"Antes a Opinião"
Famílias de bem hoje em dia são muito poucas. Os pais de hoje já não tem mais preparo para criarem seus próprios filhos. A calamidade relacionada a drogas é geral, nem mesmo profissionais que levam a informação, a polícia e outros setores estão livres desse mal que é a droga. Agora criança se envolvendo cedo só tende a morrer mais cedo também.

FOTO/FONTE: LEIALUCAS.COM.BR
Em rondas pela Praça do Bairro Cerrado no inicio na noite de quarta-feira (25), uma guarnição da Policia Militar se deparou com uma situação suspeita envolvendo um maior e quatro menores.
O cenário da Praça acaba sendo propicio para o tráfico pela pouca luminosidade, principalmente na estrutura de madeira do escorregador que fica no parque infantil. O piso de borracha serve como esconderijo de entorpecentes, e os traficantes conseguem acessar facilmente o produto.
Um garoto com 8 anos era o encarregado de buscar a droga no escorregador da praça, com uma adolescente, e entregar o produto a um maior. A ação foi flagrada pelos policiais, que em uma busca pessoal nos envolvidos encontraram entorpecente de duas espécies, sendo maconha e pasta base de cocaína, além de dinheiro, o que configura o crime de tráfico de drogas.
O Conselho Tutelar foi solicitado e acompanhou a lavratura do Boletim de Ocorrência pela PM, e a condução dos envolvidos à Delegacia de Policia Civil, que fará as investigações.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Morte em Primavera, vítima é executada com tiro na cabeça

"Antes a Opinião"
Para os assassinos de hoje é fácil. É só chegar e matar. As pessoas estão com senso de humor humano a zero. Mas alguma coisa a vítima fez, para ter a vida ceifada dessa maneira. Uma hora todos devem pagar oque deve, não importa a origem da dívida.


O homicídio foi registrado na tarde desta terça-feira(24), a vítima trata-se de Antônio Ilari Dantas. Antônio era responsável por um conjunto de kitnet's na rua diadema, bairro centro leste de Primavera do Leste. Segundo informações de testemunha o autor do crime chegou procurando pela vítima que tem apelido de "Cabeção", o motivo do assassinato ainda é desconhecido.



FOTO/VÍDEO: JOÃO PAULO REZENDE/CLIQUEF5

Professores da rede municipal de Rosário Oeste vão as ruas

"Antes a Opinião"
EFEITO SILVAL, talvez João Balbino estaria buscando inspirações no poço Silval em deixar a educação de lado. - Cada político com caraminholas na cabeça.



Profissionais da Rede Municipal de Educação de Rosário Oeste fizeram uma passeata hoje (24/09) pelas principais ruas da cidade. Os Educadores encaminharam recentemente uma proposta para o Prefeito João Balbino que, segundo a secretária Municipal de Educação, foi entregue recentemente para o prefeito e está sendo a avaliada. Ainda segundo a Secretária a prefeitura teria recorrido à justiça para tentar pressionar os professores a retornar às salas de aula.
Alguns professores da Rede Estadual de Educação, que também estão em greve, se juntaram a passeata. Enquanto caminhavam pelas principais ruas da cidade os professores se revezavam em um carro de som onde comentavam sobre as reivindicações feitas ao Governo Municipal e sobre as condições precárias em que se encontram as escolas do município. Além disso, falavam também sobre a falta de estrutura que a prefeitura deveria fornecer para que eles pudessem trabalhar.
Outros pontos questionados pela categoria são merenda escolar e transporte escolar que até agora não está totalmente regularizado no município.
Entre essas reivindicações está também a implantação do piso salarial de 2013 (R$ 1.567,00) para os professores e funcionários profissionalizados, assim como a aplicação de 75% para os não profissionalizados.
Os profissionais fizeram uma parada em frente a Assessoria Pedagógica Estadual onde foram lidos informes gerais sobre a Greve dos professores do Estado.
Enquanto faziam a manifestação em frente ao prédio da prefeitura, ninguém saiu para falar com eles. Somente o Assessor de Imprensa da Prefeitura saiu par atirar algumas fotos e a Secretária Municipal de Educação foi e deu as explicações que citamos acima. Para os manifestantes isso somente demonstra a importância negativa que o Governo Municipal dá para a educação municipal.
POR MANOEL NETTO

Tragédia na 070 - Caminhão passa por cima de família que acampava no acostamento

"Antes a Opinião"
Ao dirigir deve-se ter muita atenção e cuidado para acontecimentos inesperados.

A Família estava acampada às margens da pista esperando o conserto do caminhão deles. A mãe das crianças ficou gravemente ferida no ombro. Já o pai não sofreu nenhum machucado.



Dois irmãos, Matheus Pereira Batista, de 11 anos, e Lorrana Pereira de Oliveira, de 2 anos, foram mortos esmagados por um caminhão caçamba, na BR -070, próximo ao município de Barra do Garças (a 520 km de Cuiabá). O atropelamento aconteceu às 5h desta terça-feira (24).
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, Matheus e Lorrana estavam acampados junto com pais em uma barraca, armada no acostamento da pista, quando um caminhão os atropelou.


“Devido o caminhão da família estar danificado, eles acamparam às margens da pista para no outro dia consertar o veículo, porém, outro caminhão vindo no mesmo sentido tentou desviar de um carro e passou por cima deles”, explicou um policial.
Matheus e Lorrana tiveram os crânios esmagados pela roda do caminhão. Já a mãe deles, de 20 anos, sofreu ferimentos graves no ombro direito e teve que ser encaminhada por uma guarnição do Corpo de Bombeiros ao Pronto Socorro do município. O pai das crianças não teve nenhum machucado.
Já no caminhão ninguém ficou ferido. O veiculo era conduzido por um motorista de 41 anos e tinha como passageiros a mulher dele, de 20 anos e o filho, um bebê de apenas 1 ano.
Conforme o policial, o condutor do caminhão disse que por falta de visibilidade não enxergou a barraca com a família no acostamento. “Ele só viu a barraca quando estava muito perto, não tendo tempo de desviar”, explicou.
O motorista foi encaminhado a Polícia Civil e pode ser autuado por homicídio culposo, quando não há intenção de morte.
FONTE: JOÃO RIBEIRO - REPORTERMT.COM.BR

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Obras da Copa - Aos plantonistas da discórdia e arquitetos do mal, eu pergunto: e agora?

"Antes a Opinião - por EDER M. DIAS, ex-secretário de Estado de Fazenda e da Secopa"

Como na maioria das sedes de Copa do Mundo, Mato Grosso e Cuiabá, em especial, ficaram no “olho do furacão” nas mais diversas vertentes: investigacões, judicializacão, criminalização, interesses contrariados econômicos e financeiros, mas talvez o principal originador e causador dessas motivações, na minha opinião foi o fator político, este, sim, usou e abusou dos caminhos que levam á tortura psicológica, inveja, influências midiáticas, criticas sem fundamentações e, principalmente, a tentativa desesperada de destruir pessoas, lideres e gestores capazes de ajudar a transformar Mato Grosso e Cuiabá para melhor. Porque isso? Óbvio, o medo incontrolável e a fobia da renovação do poder político no estado, haja vista que todos que participam desse processo ou que participaram poderiam capitalizar politicamente e galgar vôos mais altos na política de Mato Grosso. Aos plantonistas do caos, da discórdia, da inveja, do repudio, das traições de bastidores e arquitetos do mal, que não pensam na população, eu pergunto: e agora?

Depois da emblemática escolha de Cuiabá-MT para ser uma das sedes da Copa do Mundo FIFA 2014, muita água já havia corrido por debaixo da ponte, por determinação do ex-governador Blairo Maggi foram desenvolvidas engenharias financeiras, tributarias, legislações e uma forte atuação de bastidores que culminaram na escolha de Cuiabá-MT.
Entretanto, passado o período de euforias e comemorações, deu-se inicio ao mais ousado plano de investimentos na região metropolitana e por conseqüência no seu entorno, o que obrigou o governo estadual a também colocar em prática o desafio de integrar Mato Grosso na área de infraestrutura e logística regional e essa tarefa ficou a cargo do governador Silval Barbosa.
"Parabéns, Silval Barbosa, Blairo Maggi e toda a equipe de governo, da iniciativa privada e dos

poderes constituídos que somados, mesmo com extrema dificuldades, estão realizando sonhos e mudando a vida das pessoas. "

Após o enfrentamento a todos os obstáculos colocados nos nossos caminhos, após tirar os descrentes do estado de incredulidade e fazê-los enxergar a esperança palpável de um futuro melhor em que pese o aviltamento da honra de muitos abnegados que souberam conduzir esse processo cada um no seu devido momento histórico, começa a brotar a concretização dos sonhos de muitos cuiabanos e de toda a sociedade no sentido de ver as obras concluídas, em breve teremos inaugurações como: viaduto da Sefaz , viaduto do Despraiado, novas pontes sobre o Rio Cuiabá, Aeroporto, duplicação de avenidas e rodovias, Arena Pantanal, Centros de Treinamentos, diversas intervenções na malha viária da cidade. São cerca de 60 obras relevantes que mudam a qualidade de vida das pessoas.
FONTE: MIDIANEWS.COM.BR

BR-163 ligação Sorriso/Sinop. Mesmo com pista alargada os acidentes acontecem

"Antes a Opinião"
Sabemos que recentemente parte da rodovia entre Sorriso e Sinop foi alargada e se fosse de prioridade do condutor da S-10 reduzir a velocidade ao perceber o zig-zag do veículo prisma reduziria a velocidade e esperaria o mesmo normalizar e não participar junto do acidente colidindo na traseira. Sempre temos que levar em mente que ao dirigir um veículo, temos que dirigir por nós e também pelos outros e acidentes com morte nunca irão parar se nós não mudarmos já nossa própria consciência no trânsito.

VIDEO/FOTOS: EDERSON ZIMMER

O acidente envolvendo uma S-10 e um Prisma aconteceu por volta das 05:00hs da manhã de domingo(22), na BR-163 entre Sorriso e Sinop, deixando uma vítima fatal. Com o impacto da batida, o Prisma ficou praticamente destruído e o condutor Vilmar Fossa (51 anos) que seguia sentido Sinop, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A S-10 era conduzida por Rudinei Janessek de 25 anos. De acordo com informações do pai do rapaz, ele voltava da casa da namorada para a fazenda onde mora, que fica próxima do local do acidente.
Ainda de acordo com as informações, o condutor do Prisma teria perdido o controle da direção do veículo, e trocado repentinamente de pista por mais de uma vez. A S-10 bateu na traseira do Prisma, com o impacto, os dois veículos saíram juntos da pista, o Prisma capotou e aparentemente a S-10 também. Rudinei foi socorrido pelos bombeiros e encaminhado para o Hospital Regional se queixando de fortes dores pelo corpo.


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

VAMOS FALAR DE COISA BOA - Projeto Cena Ambiental - Teatro intinerante em Colíder-MT

"Antes a Opinião"
Em meia as avalanches que vem acontecendo na educação e outros setores socioeconômicos e políticos no Estado de Mato Grosso, em Colíder a população pode se distrair e aprender com o Projeto Cena Ambiental. Claro o foco são as crianças e adolescentes mas porque não também para os pais? Se falando em meio ambiente é bom nós adultos também aprendermos a reciclar a nossa mente.

O Projeto Cena Ambiental – Teatro Itinerante é patrocinado pela Tetra Pak, tem o apoio do Ministério da Cultura e é realizado pela STR Produção e Marketing Cultural. O Projeto apresenta de uma forma inédita uma ação que une cultura através do teatro, lazer e educação ambiental, além de dicas e ensinamentos simples sobre como as crianças podem colaborar e até mesmo adquirir conhecimento para compartilhar com a família sobre a coleta seletiva, reciclagem e preservação ambiental.
Na primeira fase do projeto em 2011, foram beneficiadas 80 cidades da região Sul e Sudeste, percorrendo cerca de 50 Mil quilômetros e atingindo mais de 60.000 alunos, um grande feito para o projeto e seus realizadores.

Na segunda fase do projeto, em 2012, foram contemplados mais 80 municípios do Centro-Oeste do país. Nossa missão é atingir um número maior de alunos e motivar ainda mais nossas futuras gerações a discutir e participar da melhoria na qualidade de vida no Planeta Terra.
Em 2013, estamos novamente na região Centro-Oeste do Brasil.
As apresentações estão sendo realizadas no Colégio Fernanda Alvim durante todo o dia com várias sessões.
veja a matéria em vídeo.
FONTE: WWW.REPORTAGEMNEWS.COM.BR / EQUIPE TV RECORD COLIDER

+ GREVE - Funcionários dos Correios e Telegrafos iniciaram greve nesta quarta (18); correspondências atrasam

"Antes a Opinião"
+ Greve agora dos trabalhadores dos Correios e Telegrafos. A paralisação, que deverá afetar a entrega de correspondências, ocorre em outros oito estados. A categoria pede por melhores condições de trabalho, reajuste salarial e mudança no horário de trabalho dos carteiros. E bom Mato Grosso em fim lotado de grevista. - PRÉVIA: LUCAS DO RIO VERDE: Greve dos trabalhadores contra Multinacional BRF; EDUCAÇÃO EM TODO ESTADO: Professores em busca de melhorias; BANCÁRIOS: além de melhorias querem mais segurança e agora segunda-feira (23) EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE ROSÁRIO OESTE: Cumpra com o que prometeu Prefeito João.


A suspensão dos trabalhos foi deliberada em assembleia geral que ocorreu na terça-feira (17). Já na manhã de quarta-feira (18), divulgou carta aberta a população explicando os motivos da greve. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telegrafos (Sintect-MT), o reajuste de 15% solicitado pela categoria é possível.
“A ECT [Empresa de Correios e Telégrafos] diz que não pagara nosso aumento, mas sabemos que seu lucro, ultrapassam a casa do bilhão de reais, e esse lucro somos nós que produzimos com suor de cada trabalho. Está claro que diante da intransigência da empresa em não negociar, o nosso único instrumento é a greve”, descreve a carta. Além de 15% do aumento real, os trabalhadores também pedem a reposição da inflação entre agosto de 2012 e julho deste ano. 
Dentre as reivindicações feitas pela categoria em Mato Grosso está à entrega de correspondência no período da manhã. "Não aceitamos proposta miserável que nos oferecem, pois essa está longe de contemplar nossas necessidades. Lutamos por salários justos, melhores condições de trabalho, entrega de correspondência pela manhã”.

POLÍCIA CIVIL DE PRIMAVERA DO LESTE EM AÇÃO - OPERAÇÃO "RESPOSTA"

"Antes a Opinião"
Já não é de hoje que a população de Primavera Leste-MT, vem sofrendo com o alto índice de criminalidade na cidade. Realmente um excelente trabalho da Polícia Civil, com apoio dos investigadores da delegacia de roubos e furtos nas prisões/apreensões feitas madrugada adentro.

A Polícia Civil de Primavera do Leste realizou uma operação denominada “Resposta” que começou na noite de quarta-feira (18) e adentrou a madrugada de quinta-feira (19), e culminou na prisão de diversas pessoas e apreensão de drogas, produtos de furto e roubo cometidos na cidade.


A operação teve inicio no bairro São José após a apreensão de um suspeito que estava armado e depois disso a Polícia foi até uma residência e lá localizou diversos objetos entre eles jóias, celulares, câmera digital, talão de cheques, ácido bórico, balança de precisão entre outros itens sem origem comprovada, o que leva a crer que são produtos furtados ou roubados de residência da cidade.


Logo após a PC localizou um televisor que estava escondido em uma casa em construção em outro ponto da cidade, depois partiu para um bar localizado na cidade onde fez a condução de outros suspeitos até a delegacia.

A operação foi conduzida pelo delegado da Delegacia de Roubos e Furtos Marcelo Jardim e contou com apoio de todos os investigadores.

FONTE/FOTOS: JOÃO PAULO REZENDE - CLIQUEF5.COM.BR

EFEITO DA ONDA DE GREVES NO ESTADO - Professores da rede Municipal de Rosário Oeste entrarão de GREVE nesta segunda-feira (23)

"Antes a Opinião"
Pelo andar da carruagem muitos setores do Estado irão/já estão sofrendo efeito dessa onda de greves em Mato Grosso. E no subir da maré os professores da rede municipal de Rosário Oeste vão a luta pelo prestígio que merecem. Me alegro em ver que o povo matogrossense estão abrindo os olhos e cobrando seus governantes; seja Municipal ou Estadual.

Foto por: Manoel Netto


Os profissionais da Rede Municipal de Educação de Rosário Oeste realizaram uma assembleia geral da categoria na ultima segunda-feira (16), onde estiveram avaliando o documento apresentado pelo Prefeito João Balbino e sua respectiva proposta para a classe docente.
Os profissionais da educação entenderam que a proposta do prefeito não atende as reivindicações da categoria e assim a assembleia resolveu que:

- A categoria entrará em greve em toda a rede municipal por prazo indeterminado;

- Respeitando o prazo legal definido pelo STJ para comunicar e iniciar a greve, a suspensão das atividades nas escolas municipais terá inicio na segunda feira (23/09/2013);

- Os profissionais ficam disponíveis a continuar as negociações, ficando consignada a necessidade do Governo Municipal avançar com uma nova proposta para a categoria durante esta semana para evitar a greve;

- Uma Assembleia Geral da Categoria foi aprovada e instalada para oportunizar deliberação imediata se houver nova proposta por parte do Prefeito Municipal;

A categoria ainda aponta a necessidade do governo atender de imediato as seguintes questões da pauta de reivindicações:

- Apresentar uma proposta para implantar o piso salarial de 2013 (R$ 1.567,00) para os professores e funcionários profissionalizados, assim como a aplicação de 75% para os não profissionalizados;

- Continuar encaminhando as adequações na folha de pessoal aplicando o que estabelece a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal ;

- Apresentar cronograma para as reformas e adequações na rede física da educação municipal;

- Apresentar medidas concretas para resolver os problemas encontrados no transporte escolar, na merenda escolar, na aquisição de materiais didáticos e equipamentos das escolas;

- Garantir mecanismo de transparência na aplicação dos recursos da educação, gestão financeira e maior autonomia da Secretaria Municipal de Educação.

COPA 2014 - Secretário da SECOPA/MT apelida Arena Pantanal de Elefante Diamantado

"Antes a Opinião"
Diamantado deveria ser o investimento na educação, na saúde, no bem estar social e profissional de cada cidadão matogrossense. Evoluir é ótimo mas sem fraudes, falcatruas e superfaturamento.

Denúncia de suposto sobrepreço foi rechaçada por secretário da Secopa. Maurício sustentou que a qualidade e a durabilidade das cadeiras atendem a determinações do projeto da obra.

O secretário Maurício Guimarães, da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), convocou a imprensa cuiabana na manhã de quarta-feira (18) para esclarecer a informação do suposto sobrepreço nas cadeiras da Arena Pantanal, fato que ganhou repercussão nacional na última semana. A justificativa apresentada pelo gestor está baseada no argumento da qualidade e durabilidade do material utilizado para confeccionar os assentos. Guimarães chegou a exaltar tais características, que, segundo ele, ajudarão a transformar a Arena em um “elefante diamantado”.
“Quanto mais flexibilidade e melhor qualidade você tiver no que disponibiliza para uso, mais opções e oportunidades você tem para transformar isso aqui [a Arena], não digo nem em ‘elefante dourado’, eu estou dizendo em depois de ouro, até diamantado”, afirmou ao lembrar que o estádio tem caráter multiuso e deverá sediar outros eventos pós-Copa, por isso precisa ter qualidade e ser atrativa.
De acordo com a denúncia, a Secopa pagou cerca de R$ 436 em cada uma das 44,5 mil cadeiras adquiridas para serem utilizadas nas arquibancadas do estádio. O contrato foi fechado com a empresa Kango Brasil Ltda, que também vendeu cadeiras para o Estádio Mané Garrincha, de Brasília, por R$ 175 a unidade. No total, o contrato das cadeiras em Cuiabá foi fechado por R$ R$ 19,4 milhões, enquanto Brasília pagou R$ 12,7 milhões, para fornecer quase o dobro (72,4 mil cadeiras).
Com amostras dos quatro modelos de cadeiras que foram comprados pela Secopa no local da entrevista coletiva e de um modelo que teria sido adquirido para o Mané Garrincha, o secretário Guimarães afirmou que não é possível fazer comparações. Ele argumenta que os assentos adquiridos tanto em um estádio quanto em outro obedecem a determinações claras e específicas dos projetos das construções.
“Desde 2009 existia uma concepção e um detalhamento das cadeiras. Eu não quero fazer comparação de preços de uma cadeira para outra, porque são especificações de projetos totalmente diferenciados. As nossas são esses quatro modelos [foto]. Se formos fazer comparação com Brasília, lá cada assento custou R$ 19 mil. E no nosso, R$ 12 mil”, disse ao dividir o custo total dos estádios pela quantidade de cadeiras. Em Brasília, o Mané Garrincha terá um custo final de R$ 1,37 bilhão, e a Arena Pantanal, R$ 560 milhões.

Amostras dos modelos de cadeiras compradas para a Arena Pantanal. As oficiais serão azuis. (Foto: Edson Rodrigues/Secopa)
Para exemplificar o argumento, Guimarães citou o valor da cobertura projetada para o Mané Garrinhcha, que chega aos R$ 250 milhões. Em Cuiabá, a cobertura do “Novo Verdão”, segundo o secretário, está orçada em R$ 30 milhões. “São projetos diferentes com especificações diferentes. Cada projeto tem a suas especificações, cada projetista e arquiteto encaixa dentro do projeto uma característica disso ou daquilo. No caso das nossas cadeiras, por exemplo, elas tem especificação para ter maiores conforto e durabilidade do que a cadeira usada para comparação [a de Brasília]. Então, por isso nós rechaçamos essa afirmação de que houve sobrepreço. São coisas diferentes”, disse.
POR RENAN MARCEL - REPORTERMT

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

MATO GROSSO POLÊMICA - Apresentador de TV diz que foi ameaçado pelo Governador do Estado Silval Barbosa

"Antes a Opinião"
O cerco esta se fechando e as melhores mentes já sabe onde isso vai dar. Esta nos olhos de cada cidadão matogrossense cada bola fora de Silval. Gastos absurdos e desnecessários quase que mensalmente vemos em todo tipo de mídia e ninguém faz nada porque de uma certa forma tem alguma ligação, tem aquele dedinho no meio e mamando aquela raspinha de leite que sobra; por isso não vai ao conhecimento da população em geral. Doí ver que a maioria dos nossos companheiros de mídia jornalística e entretenimento se encontram perdidos nos boleio da grana suja devido a isso, nem 30% do podre do Governo não vem a publico. Creio que poucos tenham parado para analisar melhor os valores dos acento da arena pantanal porque esta na cara o superfaturamento. A merda já esta feita.

ASSISTA TRECHO DO VÍDEO, DEPOIS LEIA A MATÉRIA DE FONTE REPORTERMT.COM.BR
Se o governador Silval Barbosa (PMDB) tinha inimigos, até então, era desconhecido pela imprensa. Mas, agora, o chefe do Executivo de Mato Grosso ganhou um desafeto que pode ser considerado o número um, inclusive publicamente. 

O polêmico apresentador Jorge Kajuru, que apresenta o jornal ‘Esporte Interativo’ destinou parte do programa para ‘detonar’ Silval Barbosa. O jornalista diz que foi ameaçado por Barbosa por meio de uma terceira pessoa.

O governador do estado de Mato Grosso, eu quero me dirigir ao senhor. Olho no olho. Cara a cara, com franqueza. Eu espero que o senhor não seja covarde, não telefone para a direção da emissora pedindo a minha cabeça. Agora, não manda recado de ameaça pra mim através do Ronaldo, olha que eu falo o nome dele completo”, disse. Kajuru não deixou claro, de qual Ronaldo estaria falando. 

Em outro trecho, Kajuru diz que as supostas ameaças teriam partido do governador por causa das denúncias que ele vem apresentando no programa sobre supostos superfaturamento e corrupção nas obras da Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande.
“Porque o kajuru todo dia denuncia o esquema de corrupção, superfaturamento, fraude, o diabo no Mato Grosso para a Copa do Mundo do ano que vem. E ontem eu trouxe pra vocês aquele escândalo. As cadeiras do estádio, pelo contrato feito vão ficar prontas em 2015, depois da Copa. "E o senhor quer o quê? Que eu lhe elogie, que eu faça elogios ao senhor? E o senhor quer que eu diga o quê? Que aí no Mato Grosso não está tendo corrupção, superfaturamento, fraudes nas licitações? Que dos dez estados, das dez sedes da Copa do Mundo, o Estado onde está tendo mais corrupção é o seu, governador do Mato Grosso. E aí o senhor manda fazer ameaças? Dizem que o senhor é perigoso”, disparou. 
O jornalista disse ainda que consegue as informações sobre as denúncias envolvendo as obras da Copa com pessoas que trabalham diretamente com Silval. “As minhas fontes aí são boas e melhores que dos outros companheiros de imprensa, porque eu tenho amigo meu que inclusive trabalha pertinho do senhor, ao seu redor; eu sei tudo governador. Não faça ameaça, eu não tenho medo de ameaça”, cutucou. 
Kajuru também revela uma informação preocupante. Ele diz que a presidente Dilma Rousseff (PT) teria negado mais verbas para o governador.
"A presidente Dilma disse na sua cara que acabou a caixa, fechou o tanque, fechou... não tem mais grana pro senhor... o senhor foi pedir mais dinheiro pra Copa do mundo e ela falou chega; o que tinha que mandar para Mato Grosso eu já mandei”, comentou.

MATO GROSSO - A onda agora é greve, agências bancárias deverão fechar as portas nesta quinta-feira

"Antes a Opinião"
A coisa esta ficando feia: greve na educação, é greve de trabalhadores de multinacional em Lucas do Rio e agora a greve dos bancários, vamos que vamos lutar por melhorias e não importa a categoria; aliás quem usa os serviços bancários com frequência que comece a se preparar.


Os bancários de Mato Grosso vão entrar em greve nesta quinta-feira (19). A decisão foi tomada em assembleia-geral da categoria. 
Os profissionais não aceitaram o reajuste de 6.1%, proposto pela Fenabran (Federação Nacional dos Bancos). Eles pedem 11.9%. 
"Nossa campanha nacional está cada vez mais intensa e estamos a caminho de mais uma greve. Nosso chamamento é por emprego digno, mais segurança, valorização salarial, melhores condições de trabalho. Já foram quatro rodadas de negociação e nada de avanços", explicou o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb-MT), José Guerra.
Conforme sindicalista, a luta é por melhorias para toda sociedade. "É uma vergonha os banqueiros apresentarem uma proposta de reajuste indecente e se negarem em investir em segurança. Vamos firmes para luta!. Por causa da intransigência dos bancos, vamos começar essa greve por tempo indeterminado", afirmou Guerra.
De acordo com ele, a intransigência dos bancos foi o que motivou a deflagração da greve. “Os bancos lucram bilhões e não têm a capacidade de oferecer mais segurança e um salário digno aos trabalhadores”, observou. 
O sindicato conta com uma base de 3.500 bancários em Mato Grosso. Além de mais segurança nos bancos e mais contratações, os trabalhadores reivindicam melhores condições de trabalho, que inclui o fim das metas, consideradas abusivas, e do assédio moral.

A pauta de reivindicação inclui o combate às terceirizações. 
A luta também é por Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), auxílio-educação, pagamento para cursos de graduação e pós-graduação, prevenção contra assaltos e sequestros, com fim da guarda das chaves de cofres e agências por bancários, igualdade de oportunidades para bancários e bancárias e contratação de pelo menos 20% de trabalhadores afrodescendentes.

Vítima tem corpo dilacerado em acidente na MT-130

"Antes a Opinião"
Há quem diga que a morte precisa de uma desculpa para poder levar a sua vida para o além; A suspeita - "SUSPEITA" - por se encontrar no local próximo a uma das cabines do caminhão uma embalagem de bebida alcoólica. Essa falta de consciência no transito principalmente em rodovias costuma gerar este tipo de realidade.


Dois homens morreram no ocorrido na tarde desta terça-feira (17), na MT 130. O choque entre uma carreta e o caminhão gaiola aconteceu no quilômetro 10, sentido Paranatinga - Primavera do leste no trecho denominado curva do Gogó da Ema.
A cabine dos dois caminhões ficaram completamente destruídas. A traseira do caminhão gaiola com o impacto foi jogada para cima da carroceria e a cabina da carreta arremessada para fora da pista.
O corpo do motorista do caminhão gaiola ficou praticamente dilacerado com a violência do choque e o da carreta foi arremessado para fora da cabine, vindo a parar em cima da soja que era transportada pelo veículo.
O acidente aconteceu por volta das 16 horas. A placa do caminhão gaiola envolvido no acidente é GPA 5137 de Rondonópolis e a da carreta é ACH 2953, de Primavera do leste.
O nome dos motoristas não foi divulgado. A pista estava ligeiramente molhada e havia próximo a cabine de um dos caminhões uma embalagem de bebida alcoólica que possivelmente pode ser uma das causas.
Segundo um caminhoneiro que vinha logo em seguida o caminhão gaiola bateu de frente na carreta que nada pode fazer para evitar o violento choque.



FONTE :OLHARDIRETO.COM.BR

Diamantino em festa e Senador suplente José Aparecido (Cidinho) recebe título de cidadão diamantinense

"Antes a Opinião"
Quem faz jus ao povo que ajuda sempre merece um mérito de reconhecimento pelos serviços prestados mesmo não sendo de casa.


A solenidade acontece nesta quarta feira no plenário da câmara municipal de Diamantino. O vereador diamantinense Marcio Mendes – PPS concedeu o titulo de cidadão diamantinense 2013 ao senador suplente José Aparecido dos Santos – O Cidinho que foi ex-prefeito de Nova Marilândia e Ex- Presidente da Associação Matogrossense dos Municípios.
A solenidade também faz parte das comemorações dos 285 anos de Diamantino.
A câmara municipal de Diamantino homenageia com o título pessoas e personalidades que contribuem com o desenvolvimento do município independente de ser residente ou não no município. Desta feita o vereador Marcio Mendes homenageará o suplente.
"É um parceiro que podemos contar com ele agora e no futuro bem como acredito que ele possa contar com Diamantino agora e no futuro." Afirmou o vereador Marcio Mendes
Para o vereador (PPS), a homenagem é justa, pois Cidinho ajuda e muito Diamantino seja como senador suplente ou quando esteve na vaga de forma efetiva sempre lembrando de Diamantino, e como empresário sempre prestigia o município.
“Cidinho é uma pessoa que sempre que posso mantenho contato e a reciprocidade é a mesma de forma respeitosa para o bem do povo de Diamantino, é o cara com quem a gente pode sempre contar e tem me ajudado muito neste meu primeiro mandato de vereador” encerrou Marcio Mendes elogiando Cidinho.
FONTE: O DIVISOR.COM.BR

Preso o pai acusado de engravidar filha de 14 anos o mesmo já tinha mandato de prisão preventiva por estupro em Juína


"Antes a Opinião"
Drogas? Alcoolismo? Insanidade? Maldade? Tudo isso junto não justifica. O que acontece nesses caso de estupro da própria filha é o desejo... são as carícias que em princípio são fraternais que perfuram a tênue divisão da razão. É o lado oculto da mente que transforma homens em monstros e pais em algozes.


O Caminhoneiro Aroldo (como é conhecido) foi preso acusado de estuprar e engravidar a própria filha de 14 anos. A Polícia Civil cumpriu o mandado de prisão na segunda-feira (16), no município de Rondonópolis (a 220 km de Cuiabá). A menor está grávida de 23 semanas. Ao perceber a gravidez da filha, a mãe passou a pressionar a adolescente que acabou confessando que o pai era o autor dos abusos.
De acordo com a Polícia Civil, o acusado está separado da mãe da adolescente, mas praticava os abusos quando vinha visitar a filha na cidade. Conforme a vítima, o pai a chantageava para cometer os abusos sexuais. Ele dizia que iriar deixar de pagar a pensão dela e da mãe.
O inquérito policial foi instaurado no inicio do mês e a delegada Divina Aparecida Vieira Martins da Silva, pediu pela prisão preventiva do suspeito que foi decretada pela Justiça. Contra o acusado, consta outro mandado de prisão preventiva por estupro, expedido pela comarca de Juína (a 735 km da Capital).
Policiais da delegacia passaram a monitorar o suspeito e realizaram a prisão assim que ele chegou a Rondonópolis, de uma de suas viagens a trabalho.

FONTE: REPORTERMT.COM.BR

terça-feira, 17 de setembro de 2013

DIAMANTINO-MT, a cidade esta em festa para comemoração dos 285 anos

"Antes a Opinião"
Eta cidade histórica, cheia de casos bons, aquele sobe e desce de cansar qualquer um que anda pelas suas ruas e avenidas. Cidade bonita. Fundada pelo bandeirante sorocabano Gabriel Antunes lá no ano de 1728. Parabéns a Cidade de Diamantino e a todos Diamantinense.


Diamantino está em festa. A dos 285 anos da cidade iniciará às 20h de hoje (17.09), na praça do bairro São Benedito, com apresentações locais e na virada para quarta-feira (18.09) haverá show pirotécnico e animação da banda Pagodão SA.
Toda animação da festa será realizada pelo renomado locutor Sabiá Ribeiro. O evento integra a programação de comemoração dos 285 anos do município que iniciou com a 7ª edição da ExpoDiamantino.

A programação do aniversário de Diamantino ganhou destaque na imprensa nacional com a inauguração do “Circuito Serra Calçada – Rota Estrada do Rei – caminho dos Diamantes” que colocou o município como um importante destino no Brasil para o ecoturismo histórico. E quem vai comandar o Show da Festa é o Pagodão S/A.

DA REDAÇÃO
Opinião-MT Notícias

Trabalhadores fazem greve e defendem pauta em Lucas do Rio Verde

"Antes a Opinião"
Não é de hoje que a citada empresa multinacional tem problemas com seus funcionários e ex-funcionários, e se o sindicato da categoria estivesse afim de trabalhar já estaria dando respostas para os trabalhadores ou não, isso se não houver um pequeno suborno por debaixo das salsichas ou frango ou porquinho ou... bom vamos esperar para ver no que vai dar né".


Trabalhadores de uma multinacional de Lucas do Rio Verde iniciaram uma greve na madrugada desta segunda-feira (16). À tarde, um grupo de trabalhadores radicalizou no movimento e fechou as principais entradas de caminhões e ônibus no interior da indústria. Eles reivindicam melhorias salariais, auxílios habitação e alimentação, entre outros benefícios.
Pela manhã, o grupo se posicionou no portão de entrada do pessoal, em busca de adesão dos demais trabalhadores. À tarde, o grupo percebeu que ônibus chegavam com operários a empresa utilizando entradas alternativas, os manifestantes decidiram bloquear as entradas de veículos, tanto de transporte de pessoal, como de insumos. Outra iniciativa foi posicionar os trabalhadores na rotatória que da acesso ao interior da indústria. Ali eles fizeram uma espécie de cordão para isolar a rodovia, estendendo uma faixa que anunciava a greve.
Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local desde o início da manifestação, ocorrida na troca de turno da madrugada. Às 03 horas da manhã, houve a maior aglomeração do movimento. Na ocasião, cerca de 2,5 mil trabalhadores fizeram parte do piquete, segundo coordenadores da manifestação. No final da tarde o número de grevistas diminuiu, já que os grupos passaram a se revezar. A PM deve ganhar reforço de policiais de outras cidades da região, para garantir a presença de pelo menos uma guarnição em período integral e mais policiais nos horários de trocas de turno. Segundo a PM, não foi registrado incidente.
Os trabalhadores reivindicam reposição salarial de 16%, melhorias nos tíquetes refeição e passe do transporte além do repasse das moradias que ocupam no bairro Tessele Junior e voltaram a falar em pressão por parte da empresa para que não venham a aderir ao movimento. De acordo com trabalhadores, já houve demissões em virtude da greve e há, segundo eles, uma lista de dispensa contendo os grevistas identificados.
Eles pretendem prosseguir com o movimento enquanto a empresa não negociar a pauta de reivindicações defendida. Segundo os operários, a decisão de deflagrar a greve foi tomada ainda no mês passado e comunicada à empresa. O sindicato da categoria não tem envolvimento com o movimento.
A empresa divulgou nota no início da noite afirmando que o movimento é ilegal, pois estaria negociando junto ao sindicato da categoria o dissídio coletivo. Além disso, assegura que a maioria dos manifestantes não tem qualquer relação trabalhista com a empresa. A industria diz ainda que sua produção normal não foi afetada.


Leia a nota divulgada pela empresa.

Com relação ao movimento ocorrido nesta segunda-feira (16/09), próximo às instalações da unidade da BRF em Lucas do Rio Verde, a empresa informa que:
· Trata-se de movimento ilegal, uma vez que estão em andamento, com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (SITAC), as negociações do próximo dissídio da categoria e as pessoas que encabeçam o movimento são estranhas ao processo;

· a data base da categoria é a partir de 1º de outubro, portanto, esta mobilização é imprópria, inoportuna e fere todos os princípios da liberdade nas relações do trabalho entre empresa e trabalhadores;

· a grande maioria dos manifestantes é formada por ex-funcionários e pessoas que sequer trabalham ou trabalharam na empresa;

· as operações na unidade não chegaram a ser afetadas e continuam em ritmo normal.
FONTE: LEIALUCAS.COM.BR

NOBRES-MT - Em fim uma ação digna de nobreza - Rotary clube promove limpeza no rio nobres

"Antes a Opinião"
Há que não lembre das diversas vezes que essa ação foi realizada no mesmo rio e muito bonito ver que entidades, empresários e população ainda realizam projetos como este que demonstra atenção e carinho com a natureza. Parabéns para as pessoas que continuam a idealizar e concretizar serviços como este.


A ação voluntária envolvendo integrantes do Rotary Club, empresários, servidores públicos estadual e municipal e voluntários jovens retiraram mais de duas toneladas de lixo atirado às margens e no leito do rio Nobres. Realmente, o quadro é desolador, mas o Rotary e seus parceiros dizem que não desistirão.
FONTE/FOTOS: Benedito Fernandes Souza




segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Governo de Mato Grosso - Burrice governamental aqui se faz e o povo paga - ARENA PANTANAL

"Antes a Opinião"
Engraçado ver como são as coisas eu fico a imaginar oque passa pela cabeça de um desorientado como Silval. Leia a citação do nosso amigo blogueiro Vinícius Segalla; onde ele tenta abrir bem o olhar de cada matogrossense: "A compra total é de 44,5 mil cadeiras. Ou seja, o preço por assento instalado que está sendo pago pelo contribuinte mato-grossense é de R$ 436,8. Quem cobra este valor é a empresa fornecedora, a Kango Brasil Ltda.
Pois bem, trata-se da mesma empresa que forneceu as 72,4 mil cadeiras instaladas para o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Lá, o valor total foi de R$ 12,7 milhões. Preço unitário por cadeira: R$ 175. Ou seja, para os pagadores de impostos de Mato Grosso, as cadeiras saíram por 2,5 vezes o valor pago pelo Distrito Federal.
A Secopa-MT foi informada quanto à diferença de 150% nos preços, mas não se interessou sobre o assunto. Sua resposta foi a de que a pasta não iria fazer comparações entre o seu contrato e a contratação de assentos esportivos de outras sedes da Copa, já que ela desconhece as especificações técnicas das cadeiras que foram compradas por Brasília.
Você percebe? Se a Secopa-MT desconhece as diferenças e especificações técnicas que a levaram a pagar 150% a mais pelas cadeiras, o que ela deveria fazer era exatamente tentar descobrir direitinho que diferenças são essas, a fim de esclarecer os fatos e proteger o bolso do contribuinte. Mas não, o que ela faz é o contrário, o que ela faz é dar de ombros para o dinheiro público, ou ao menos assim faz parecer ao dar este tipo de resposta à imprensa e ao público". Fica a pergunta para cada leitor, seria por luxuria ou uma maneira nobre de arrancar dinheiro do bolso da cada cidadão matogrossense?.

Arena Pantanal só terá 100% das cadeiras em 2015, um ano após a Copa



O contrato assinado pelo Governo do Estado de Mato Grosso de compra e instalação das cadeiras da Arena Pantanal tem previsão de entrega final do equipamento para o dia 9 de janeiro de 2015, mais de seis meses depois do último jogo do Mundial previsto para acontecer em Cuiabá, no dia 24 de junho de 2014.
Agora, caso o poder público mude de ideia e resolva solicitar uma alteração contratual, para que possa receber os assentos antes da Copa, terá que assinar um aditivo – e pagar mais pela compra.
Tudo isso está previsto no contrato público do Estado de Mato Grosso de número 033/2013, assinado no dia 18 de julho deste ano pelo secretário da Secopa-MT (Secretaria Extraordinária da Copa em Mato Grosso), senhor Maurício Guimarães, e pelo senhor Murilo Adalberto Habitzreuter, representando a empresa Kango Brasil Ltda.
Pelo documento, o governo de Mato Grosso se comprometeu a pagar R$ 19,44 milhões pela compra e instalação dos assentos da Arena Pantanal.
Neste ponto, é preciso abrir um parêntese. A compra total é de 44,5 mil cadeiras. Ou seja, o preço por assento instalado que está sendo pago pelo contribuinte mato-grossense é de R$ 436,8. Quem cobra este valor é a empresa fornecedora, a Kango Brasil Ltda. 
Pois bem, trata-se da mesma empresa que forneceu as 72,4 mil cadeiras instaladas para o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Lá, o valor total foi de R$ 12,7 milhões. Preço unitário por cadeira: R$ 175. Ou seja, para os pagadores de impostos de Mato Grosso, as cadeiras saíram por 2,5 vezes o valor pago pelo Distrito Federal. 
A Secopa-MT foi informada quanto à diferença de 150% nos preços, mas não se interessou sobre o assunto. Sua resposta foi a de que a pasta não iria fazer comparações entre o seu contrato e a contratação de assentos esportivos de outras sedes da Copa, já que ela desconhece as especificações técnicas das cadeiras que foram compradas por Brasília. 
Você percebe? Se a Secopa-MT desconhece as diferenças e especificações técnicas que a levaram a pagar 150% a mais pelas cadeiras, o que ela deveria fazer era exatamente tentar descobrir direitinho que diferenças são essas, a fim de esclarecer os fatos e proteger o bolso do contribuinte. Mas não, o que ela faz é o contrário, o que ela faz é dar de ombros para o dinheiro público, ou ao menos assim faz parecer ao dar este tipo de resposta à imprensa e ao público. Fim do parêntese.
Então, voltando aos prazos de entrega do equipamento, há, basicamente, dois lotes. O primeiro é composto por 42.000 cadeiras de arquibancada, que devem ser instaladas até o dia 14 de janeiro do ano que vem. 
Bom, a data oficial de entrega da Arena Pantanal, completamente finalizada e pronta para uso, segundo informa o governo de Mato Groso, é 31 de outubro deste ano. Assim, já este lote de assentos tem previsão de entrega diferente daquela que propaga o poder público estadual como compromisso assumido. Uma diferença de mais de dois meses.
Agora, sobre o segundo lote. Ele é composto pelos assentos que serão utilizados no setor de imprensa da arena. São 1.192 cadeiras, de instalação ligeiramente mais complexa, em um local do estádio onde haverá mesas e cabeamento de sistemas de telecomunicações, conforme está descrito no anexo do edital de licitação que deu origem ao contrato. Veja aqui. Já o plano de trabalho anexo ao edital prevê a instalação de 662 cadeiras para a imprensa. Veja aqui.
Para este lote, o prazo de entrega é 9 de janeiro de 2015. É isso mesmo. Está tudo aqui, no contrato. À primeira vista, porém, não é fácil identificar os prazos. Então, este blog tentará esclarecer. No contrato, todos os prazos são previstos em dias a serem contados a partir da emissão da Ordem de Serviço. A ordem de serviço é o documento que dá início oficialmente à vigência do contrato. Veja, abaixo, a Ordem de Serviço do contrato público do Estado de Mato Grosso Número 033/2013: 
Como se pode ver, a data de emissão da Ordem de Serviço é 18 de julho de 2013. 
Tudo entendido até aqui? Então, a partir do dia 18 de julho deste ano, data de emissão da Ordem de Serviço, passaram a valer os prazos contratuais. Muito bem, veja, agora, os prazos de entrega previstos para as cadeiras convencionais e para as cadeiras de imprensa da Arena Pantanal:
Há datas diferentes de entrega para as cadeiras para o público e para os assentos do setor de imprensa
Agora, é só fazer as contas. São 180 dias a partir da Ordem de Serviço (18 de julho deste ano) para instalar as cadeiras para o público. Isso equivale ao dia 14 de janeiro do ano que vem. E são 540 dias a partir da Ordem de Serviço para a instalação das cadeiras do setor de imprensa, o que equivale ao dia 9 de janeiro de 2015.
Todas as cláusulas contratuais, porém, incluindo prazos de entrega, podem ser alteradas caso o poder público julgue necessário, conforme consta em contrato. Veja:
Disposição especial do contrato prevê que alterações poderão ser feitas
Assim, o Governo de Mato Grosso poderá alterar as condições de execução dos serviços, desde que siga o que determina o parágrafo 1º do artigo 58 da Lei 8666/93, a Lei de Licitações. E o que ele determina?
“Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:
I – modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado”
Por “respeitados os direitos do contratado” pode-se entender cobrar mais para entregar um serviço antes do prazo previsto. Só o tempo responderá, portanto, se os assentos de Cuiabá custarão, em média, 150% mais que os assentos de Brasília, ou se a diferença será ainda maior.










POR: VINÍCIUS SEGALLA/UOL