segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Atropelamento mau contado deixa um morto e um ferido na BR-163 entre Sorriso e Sinop/MT

"Antes a Opinião"
Todo bom motorista sabe que quando o veículo apresenta problemas em uma auto-estrada é obrigatório o uso da sinalização. Por isso é imprescindível ter a disposição triangulo sinalizador. Foi possível observar nas fotos feitas pela equipe do MTNOTICIAS.NET que no local este item não estava presente. E mais todo motorista sabe que os dispositivos de alerta devem estar em pleno funcionamento. Este é um exemplo de falta consciência no transito. Vidas vão sendo levadas não só por imprudências mas também pela falta de acessórios básico necessários que todo veículo auto-motor deve ter.


Por volta das 20h00, deste domingo (24), ocorreu um atropelamento na BR-163, a cerca de 10 km da Fundação MT, sentido a cidade de Sinop, na BR-163 em Sorriso.
Um veiculo Parati que seguia na BR-163, no sentido Sinop/Sorriso, parou no acostamento, as margens da rodovia devido a falta de combustível e, um amigo, que conduzia uma caminhonete S10 levou o combustível no local, mas quando o condutor da S10, Luiz Mar Ramos (camiseta Laranjada), e o condutor da Parati, Valmir Nunes da Silva, 32 anos, estavam colocando combustível na Parati, um Fiat Uno que seguia no sentido Sinop/Sorriso, acabou atropelando os dois, arremessando o condutor da Parati a vários metros de distância e atingindo também o condutor da S10.
O condutor da Parati foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas faleceu a caminho do Hospital Regional de Sorriso. Já o condutor da S10, mesmo com a perna fraturada, permaneceu no local e foi levado ao hospital posteriormente.


O veículo Fiat Uno(causador do atropelamento)parou somente a cerca 400 metros do local do acidente e segundo relatos de um ocupante deste, oParati estava estacionada sem a devida sinalização, versão esta desmentida pelas demais pessoas que estavam no Parati e na S10.



Os ocupantes do Parati residem no distrito de Entre Rios, municipio de Nova Ubiratã e estavam retornado de um sitio próximo de onde ocorreu o acidente, onde haviam passado o domingo, juntamente com os ocupantes da caminhoneta S10. Já os ocupantes do veiculo Fiat Uno residem no município de Vera-MT.
FONTE: MTNOTICIAS.NET

DROGAS - Sejudh-MT quer ir mais afundo e Realizará em Rondonópolis-MT o 3º Seminário Regional sobre Drogas e Paz

"Antes a Opinião"
Vejo com bons olhos, apesar de um pouco tardia o trabalho da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. A luta será acirrada mas de grão em grão a galinha enche o papo e podemos sim aos poucos mudar esse quadro. É preciso paciência e confiança de que tudo pode mudar e dar certo.
Com o foco no tema "Drogas e Paz", o terceiro Seminário Regional em Rondonópolis vai discutir repressão, prevenção e tratamento.
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/MT) realiza na próxima sexta-feira, (29.11), às 8h, o “Seminário Regional sobre Drogas e Paz”, em Rondonópolis, (210 km ao sul de Cuiabá). O evento vai discutir as questões sobre as drogas, como repressão, prevenção e tratamento, e ainda trabalhar com autoridades e pesquisadores as causas nos impedem de viver numa sociedade com a paz efetiva ouvindo, refletindo e sugerindo posturas individuais e coletivas pertinentes.
Durante o seminário, além de palestras, terá um espaço para apresentação de trabalhos e experiências, e também atrações culturais. O secretário-adjunto de Justiça, Nestor Fidelis, destaca que este será o terceiro Seminário Regional sobre Drogas e Cultura de Paz, de um total de 15. O objetivo é informar e orientar os participantes em relação às políticas sobre drogas e quanto à necessidade de implantação da cultura de paz.

Nestes encontros, colhemos sugestões para as ações de prevenção, foco principal de nossas atividades, considerando-se que todo investimento bem aplicado em prevenção é uma garantia de diminuição da demanda de tratamento. "Convidamos para o evento os servidores públicos das áreas de assistência social, saúde, educação, esportes, entre outras, bem como todas as pessoas engajadas nesta causa que é de todas as pessoas que trabalham nessa área".

Seminário Regional sobre Drogas e Paz – Região Sul – Rondonópolis - MT
Data: 29/11/2013 -
Realização: Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos – Sejudh/MT

Programação:
8h – Credenciamento
Abertura – Composição da Mesa de Autoridades
Apresentação Cultural: Grupo de Canto Manaz

8h30 – Palestra: "Comunidades Terapêuticas: O que são, o que fazem”, Célio Luiz Barbosa, presidente da Federação Norte e Nordeste das Comunidades Terapêuticas.

10h15 – Intervalo

10h40 – Palestra: “
Apresentação Cultural: PETI
Palestra: “Educação sobre Drogas nas Escolas”, Nestor Fernandes Fidelis, secretário Adjunto de Justiça -Saju/Sejudh-MT e presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas.

12h- Intervalo - almoço

14h – Apresentação Cultural: Alcoólicos Anônimos
- Palestra: “Porque as pessoas usam drogas” , Antonio Padilha de Carvalho, advogado, professor de Direito e autor de livros sobre Prevenção as Drogas.

15h – Apresentação Cultural: Rede Cidadã -
- Painel: “Autoridade frete as Drogas”, PROERD - sargento BMMT Alice/Bombeiros do Futuro, coronel BMMT Vanderlei Bonoto. Rede Cidadã, cabo Carlos.

16h – Intervalo

16h20 - Palestra: “Reflexos das Drogas nas Famílias e Implantação da Cultura de Paz”, Néio Lúcio Monteiro Lima, gerente de Prevenção e Municipalização da COESD/SEJUDH/MT

18h – Encerramento com entrega de Certificados.

Serviço:
Seminário Regional sobre Drogas e Paz – Região Sul – Rondonópolis - MT
Data: 29/11/2013 -
Endereço: Centro Cultural José Sobrinho – Rua Barão do Rio Branco, s/n, Jardim Guanabara. Rondonópolis - MT
Realização: Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos – Sejudh/MT
Denise Niederauer/Assessoria-Sejudh-MT
FONTE: SEJUDH-MT

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Dois homens armados tentam assaltar agência dos correios em Nobres-MT. A polícia age rápido e prende os elementos

"Antes a Opinião"
Nobres já não é mais a mera cidade pacata, segura e tranquila. A onda de crimes esta ficando cada vez mais popular.
Funcionários da Agência dos Correios de Nobres-MT, ficaram quase uma hora mantidos como reféns por dois assaltantes na tarde desta quinta-feira(21). Os homens estavam armados com dois revólver calibre 38.

Os assaltantes renderam o gerente e um funcionário administrativo da agência. A polícia foi chamada por outro funcionários que estava em uma outra sala que percebeu a movimentação e que se tratava de um assalto.
A ação da polícia foi de imediato pois estavam próximo do local. Policiais Civil e Militar montaram um certo deixando os assaltantes sem rota de fuga. Percebendo que não tinham para onde fugir os assaltantes negociaram com a polícia. Libertaram os reféns e se entregaram na presença de um advogado e uma equipe de TV, como eles avisam solicitado.
Os dois homens que tentaram assaltar a agência foram identificados como Odenil Senna Jovenal e Jonatam Lúcio Neves. Ambos são de Cuiabá e estão sendo mantidos presos no presídio municipal de Nobres até que a justiça resolva seus destinos.



DA REDAÇÃO: Opinião-MT Notícias do Estado
FOTOS: Agitos Nobres

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Desatenção e Irresponsabilidade no trânsito em Cuiabá - Estudante da UNIC capota carro e é arremessado para fora.

"Antes a Opinião"
Esse é um bom exemplo de desatenção e irresponsabilidade no trânsito. Claro pesamos a vida do rapaz e agradecemos a Deus por ele estar bem. Agora colocar a culpa na falta de sinalização num local que todo munda sabe que esta em obras. Já é demais. Que pé pesado esse. Só do rapaz ter a mera ideia de dizer que se estivesse usando o cinto de segurança se machucaria muito mais, percebe-se de forma simples que bom condutor ele não é. Coisa típica de pessoas que falta alguns dias de aulas na auto-escola ou compra carteiras de habilitação. pronto falei...
FOTO: REPORTER-MT
O acidente aconteceu na Avenida Mário Andreazza e deixou o estudante de Publicidade e Propaganda Allef Bruno, de 20 anos, ferido, após o veículo que conduzia bater em um banco de areia e capotar. Bruno andava a 90 km / hora e não conseguiu desviar do monte de terra deixado na pista para a duplicação da via. O carro ficou parcialmente destruído.
Bruno disse para a equipe do RepórterMT, que é habilitado e estava com o carro do pai fazendo uma entrega quando aconteceu o acidente. “A avenida está em obras e há vários trechos interditados, em alguns lugares tem a placa de sinalização, mas nesse local que o carro capotou não tem. Nesse trecho, a pista foi interditada após uma descida e um monte de terra deixado no início da interdição, eu não consegui desviar”, contou.
Após se deparar com o banco de areia, Allef Bruno tentou desviar quando o veículo capotou. O rapaz foi arremessado para fora do carro, já que estava sem cinto de segurança. Após ser arremessado o carro ainda capotou outras duas vezes. “Se eu estivesse com o cinto talvez eu teria me machucado muito mais, já que o carro capotou três vezes”, disse o estudante
O jovem foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Várzea Grande. Ele passou por exames e foi liberado após os curativos na cabeça. Além disso fraturou a clavícula do lado esquerdo. O estudante de publicidade e propaganda ainda não sabe se vai entrar com ação contra o Estado.
Quem trafega pela avenida deve ficar atento ao limite de velocidade e ao tráfego de veículos para a execução das obras de duplicação no local. As interdições não exigiram a implantação de desvios, somente o estreitamento da pista, o que deixa espaço para apenas um veículo de cada vez.
FONTE: REPORTERMT

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Nem tudo na mídia é perfeito. Uma matéria produzida para o programa Globo Repórter possui erro de edição. Imagem de Sorriso-MT é inserida como se fosse de Lucas do Rio verde-MT

"Antes a opinião"
Como toda matéria sensacionalista  mas em um segmento diferente. É, a rede globo errou em inserir uma imagem da cidade de sorriso na matéria especial produzida para o Globo Repórter da ultima sexta-feira(15). Se a produção nacional tem seus meros erros, imagina jornalismo regional e local do Estado de Mato grosso.
Moradores de Campo Novo do Parecis-MT e Lucas do Rio Verde-MT, encheram com mini divulgação nas redes sociais, à presença da equipe de produção e jornalismo de uma das maiores emissoras de televisão do país, a Rede Globo. Na produção de Leandro Nascimento e na matéria da jornalista Eunice Ramos o VT que foi ao ar através do programa globo repórter para todo o Brasil e o mundo (através da Globo Internacional). A equipe de edição erra ao inserir imagem da cidade de Sorriso-MT na matéria que tinha como foco Lucas do Rio verde-MT (no vídeo aproximadamente 05:34").

Um assunto que também que foi abordado na matéria e que não poderíamos deixar passar é: Câmeras de monitoramento. A jornalista destacou que  devido ao crescimento populacional a cidade investiu nessa tecnologia para ajudar o policiamento à coibir o auto índice de criminalidade. Tecnologia esta que de acordo com fonte segura não seria possível identificar algo ou indivíduo  durante a noite, horário mas propícios para atuação de criminosos. Será que a população luverdense realmente esta pelo menos 10% protegida com essa tecnologia?

Da redação
Opinião-MT Notícias do Estado

domingo, 17 de novembro de 2013

Edson e Hudson cancelam show em Colíder-MT por morte de cidadão Colidense. Suspeita-se de crime passional

"Antes a Opinião"
Com frequência mortes e mortes vem acontecendo sem uma mera explicação. Desejamos conforto a família do "Tiãozinho", um caso que chocou a cidade.
Segundo informações acredita-se que o crime foi passional. A dupla realizaria um show na cidade  e em virtude ao acontecido,  o show foi cancelado. "Tiãozinho" era um cidadão popular no município. O cantor Edson da dupla Edson e Hudson diz que ficou muito chateado com a tragédia, pediu desculpas aos fãs por não realizarem o show e pediu orações. Mesmo assim cogitou que a dupla voltara novamente num clima melhor. De acordo com um dos organizadores do evento os ingressos serão ressarcidos.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Mídia Nacional e Internacional percebem o descaso do Governo de Mato Grosso com o Turismo do Estado. O município de Nobres não foi visto com bons olhos em infra-estrutura turística

"Antes a Opinião"
Com razão. Não é de hoje que reuniões e mais reunião vem sendo feitas e tudo acaba só em falatórios. A anos o Projeto de Manejo Turístico em Nobres, vem sendo estudado e tanto a gestão municipal quanto estadual vão empurrando com a barriga. Entra gestor, sai gestor. Entra Governador sai governador. Vamos tirar a bunda da cadeira, parar de criar pancinha no ar-condicionado e vamos trabalhar.

O caderno Boa Viagem, de O Globo, informou na edição desta semana, que Bonito, em Mato Grosso do Sul, foi eleito o melhor destino de Turismo responsável do Brasil.A feira de turismo World Travel Market (WTM) premiou a cidade brasileira localizada em MS em um evento realizado na Inglaterra.


O prêmio para Bonito é a coroação de um processo responsável e não predatório de uma política de turismo ligada à sustentabilidade ambiental e de fortalecimento da economia de cidades com vocação para este setor turístico.

Em Mato Grosso, a cidade correlata a Bonito é Nobres, com suas lagoas belíssimas, mas que infelizmente está bem atrás no desenvolvimento de uma política de turismo que a coloque em situação de igualdade.
Para começar, a cidade de Nobres não oferece a mínima infraestrutura para os seus habitantes, que dirá para atender aos turistas. A saúde por exemplo, caso um turista precise de atendimento a solução mais próxima é Cuiabá.
Os preços praticados para o turismo em Nobres são extorsivos, fato que merece inclusive uma investigação do Ministério Público Estadual.
O governo do estado por sua vez não tem uma política pública para o turismo. Se tem, o que é improvável, é pessimamente comunicada.
Qual é o legado que o governo Silval vai deixar para a população das cidades de Mato Grosso que têm potencial para explorar o turismo? O que Poconé, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Santo Antonio do Leverger, Barra do Garças e Nobres vão ganhar com a Copa?
Os deputados estaduais, na posição de sempre, passiva e omissa, não discutem a falta que faz uma política pública para o turismo em Mato Grosso. Ficam calados. Os empresários do setor também têm a sua parcela de culpa por não cobrar as devidas melhorias para as mazelas conhecidas.
Não é à toa que a última notícia que ganhou as manchetes da mídia local sobre turismo foi a matéria do brilhante jornalista Rodrigo Vargas, do Diário de Cuiabá, mostrando que a ex-secretária de Turismo, deputada Teté Bezerra, fez mais de 100 viagens pelo Brasil e exterior, durante a sua gestão, sem qualquer resultado conhecido de interesse público.
Parece que nenhum tema que não envolva obras e empreiteiras merece a atenção do governo. Mato Grosso está perdendo uma grande oportunidade de dar um salto de qualidade no setor de turismo.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Manhã de assaltos em Mato grosso nos Municípios de Sorriso-MT e Tapurah-MT

"Antes a Opinião"
É preocupante, nos últimos anos a criminalidade tem aumentado. Na maioria das vezes são jovens e muito jovens. Já vejo como tardia uma contra partida do Governo e do Órgão de Segurança Pública em definir meios pelo menos de amenizar a situação. Precisamos quebrar essa máfia de crimes que começa inclusive dentro do próprio governo e se entranhando em todos os órgãos competentes de qualquer instituição brasileira. Agora as perguntas que não querem calar: Como acabar com os criminosos governamentais do nosso País? Como acabar com a Justiça corrupta? Como acabar com o policiamento criminoso de qualquer seguimento do Brasil? Por fim; Como fazer jus a nossa Pátria que expressa "ORDEM E PROGRESSO"?
Na manha desta quinta-feira dois Municípios tiveram assaltos quase que simultâneos registrado. Por volta das 11h30, foi assaltado a lotérica Jogo Certo, em Sorriso, localizado na Avenida Tancredo Neves, no bairro Bela Vista.
A PM agiu rápido e conseguiu chegar até a uma residencia no bairro Vitoria Regia, onde os bandidos se esconderam e prendeu três elementos em flagrante.
Segundo informações, um dos integrantes é um menor que fugiu da delegacia de Sorriso e cometeu um homicídio na cidade de Lucas do Rio Verde. Posteriormente foi apreendido novamente e por não ter vaga para internação e favorecido pelo ECA, foi liberado, onde voltou a cometer crimes.
De acordo com informações, dois elementos entraram no local e anunciaram um assalto e com uma motocicleta, logo empreenderam fuga em alta velocidade, em direção a faculdade Unic.
Um policial que estava de folga e estava nas proximidades, percebeu a motocicleta com dois suspeitos em alta velocidade e acionou a central da PM, momento em que foi informado que havia acabado de ocorrer um assalto a uma casa lotérica. Apaisano, o policial passou a seguir os elementos até estes entraram em uma residência na rua São Celestino, no bairro Vitória Régia. Minutos mais tarde um dos elementos (M. O. S., 17 anos) saiu da residência com a motocicleta e escondeu-a em uma mata, próximo a uma estrada de chão.O policial de folga deu voz de prisão ao menor.
Outros policiais foram até a residência e prenderam o proprietário da casa, Fernando Delmontes da Silva, 18 anos e o menor M. O. G. S., 16 anos. Este último também teria participado no assalto.
Até o momento a policia não encontrou nem a arma, nem o dinheiro levado no assalto. Segundo o menor(16 anos), a bolsa com o dinheiro teria ficado com o vulgo Zé Pequeno, que reside em Sinop.
Foi realizado buscas na casa da irmã de Fernando, que fica aos fundos da residência onde o grupo estava, pois suspeitava-se que algo tivesse sido arremessado para a outra residência, mas nada de ilícito foi encontrado.
O menor M. O. S., 17 anos, já tem passagens pela polícia por um homicídio na cidade de Lucas. Em Sorriso foi preso quando praticou com mais dois outros elementos, um assalto a uma residência na avenida Curitiba, momento em que os policiais necessitaram disparar contra os elementos, para conter o assalto. A PM continua em diligencias e pretende prender outros integrantes da quadrilha.
Já quase que no mesmo hórario, as Polícias Civil e Militar de Tapurah estão, estavam em perseguição a um bando que assaltou uma ótica localizada no centro do município. Eles renderam funcionários e clientes do estabelecimento e empreenderam fuga. Não foi informado o valor levado pelo bando. Segundo informações preliminares, houve troca de tiros entre policiais e bandidos e um dos assaltantes teria sido morto no confronto e outro teria ficado ferido. A informação não foi confirmada pela Polícia.
Durante o assalto ao comerciante, surgiu uma informação que o bando também iria assaltar uma das agências bancárias do município. Entretanto, a polícia descartou que isso tenha ocorrido. O caso ainda esta sendo investigado.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Servidores do DETRAN-MT são coagidos pela polícia em Cuiabá-MT - PM usa spray de pimenta

"Antes a Opinião - Hoje por Tony Neo de Sorriso-MT"
Mato Grosso também é Brasil...não poderia ser diferente das grandes capitais..Tropa de Choque.. policia pra quem luta pelo seu, pelo meu, pelos nossos direitos...em Sorriso os funcionários do Detran também tentaram mostrar pra polução a indignação pelos aumentos abusivos de taxas e etc... Mas parece que a população ainda é desinteressada sobre melhorias no país...e o Governo infelizmente sabe disso... Se fosse uma manifestação contra o Facebook pago.. ou Whatsapp limitado em 20 mensagens diárias aí eu tenho certeza que as ruas ficariam tomadas... É triste mas é fato... Enquanto o indignados forem a minoria e os acomodados a maioria, teremos que aturar..suportar...engolir...sobreviver a esse governo sujo e desleal...Eu queria viver no meio do nada... Apenas com um pedaço de terra, onde pudesse cultivar as minhas necessidades... Poder ter um rio pra poder tirar o sustento... Viver de caça e pesca.... Onde pudesse viver sem luz... Sem água encanada... Onde não seria escravo do dinheiro e nem prisioneiro dos impostos.
FOTO FACEBOOK
Rapidamente a informação se espalhou nas redes sociais originadas dos próprios manifestantes.
A greve do Detran-MT que já dura três semanas, ganhou hoje contornos de agressividade. No pátio da vistoria do órgão, único setor que está funcionando, manifestantes estão sendo contidos pela PM de forma, segundo os sindicalistas, truculenta. O tumulto já dura horas. A Polícia usa, inclusive, spray de pimenta para afugentar os grevistas mais exaltados.
Indignados com o Governo Silval, a sociedade usa das redes sociais para expressar apoio aos manifestantes, que também vem fazendo sérios questionamentos ao governo como publicado pelo site turma do epa que leva o compromisso é com a liberdade, a democracia e o contraditório:

DETRAN: Uma pergunta sem resposta
Não se trata de mero jogo de palavras durante uma entrevista irritante em evento de outra natureza: a entrega dos ônibus escolares. A greve dos servidores do Detran foi deflagrada para que a repartição cumpra bem o seu serviço.
Gian Castrillon, presidente do Detran, já deve ter buscado no Departamento que dirige a resposta à pergunta pública do governador Silval Barbosa que desejava saber o destino do repasse complementar de R$ 36 milhões para a repartição em greve por um pauta estranha nos movimentos paredistas, principalmente os de servidores públicos, onde reivindicações desse cunho - melhores condições de trabalho - acontecem mais como recheio ao indefectível aumento de salário que, no mais das vezes, figura na pauta em último lugar da lista.
São arranjos para dourar a pílula indigesta que acaba, inevitavelmente, recaindo sobre os bolsos do contribuinte como se fosse pequena a tungada diária a que é submetido.
Difícil acreditar que o subordinado não tenha buscado as informações adequadas para prover o governador que, na rodada de inaugurações, terá uma série de contatos com a imprensa em que não faltarão oportunidades para que o destino desse dinheiro seja esclarecido.

Degradação de instalações e de serviços
Não é de hoje que o Departamento Estadual de Trânsito é entregue à sanha de políticos. Sempre foi um feudo desejável a corroborar reeleições e daí a disputa para a indicação dos cargos em comissão que respondem a interesses partidários e não ao contribuinte que, ao final, paga a conta.

Também não é de agora que os serviços começaram a ser precarizados e o ente administrativo sujeito a todo o tipo de interferência política nefasta à atividade-fim do órgão gerenciador do trânsito no âmbito estadual, a saber: terceirizações de atividades internas, vistorias, serviços médicos e psicotécnicos entre outros tantos.

Uma galinha de ovos de ouro: a chipagem das placas veiculares
Difícil crer que se esteja depenando a galinha de ovos de ouro no momento em que esta reencontra o viço com a manobra estranha da "chipagem das placas veiculares" entregue à Thomas Gregg & Sons e UTSCH do Brasil através da Empresa Matogrossense de Placas Veiculares que vai contratar mão de obra prisional para confecção de parte do serviço e, ainda, prover uma Associação de Proteção e Assistência a Condenados - APAC.

Não se questionou até agora, em qualquer foro, a ínfima quantia de R$ 1,00 por placa veicular à Fundação "Nova Chance" e à APAC, meras fachadas para uma arrecadação privatizada de R$ 220 milhões por ano por serviços eminentemente típicos de Estado.

Tuma do EPA gostaria de conhecer as respostas encaminhadas ao governador, como, acredita, que toda a sociedade, em especial os proprietários de veículos, gostariam de saber.

P.S. Turma do EPA repudia qualquer forma de condenação precipitada ou manobra espúria para atingir este ou aquele detentor de função pública.

Turma do Epa: DETRAN: Uma pergunta sem resposta.

Polícia faz busca e apreensão na Multiclick e orienta registrar a ocorrência e juntar cópia dos documentos que têm.

"Antes a Opinião"
Muita gente a partir de agora começará a torcer para que a multiclik se safe como algumas outras já investigadas. Lucas do Rio Verde-MT por exemplo, teve empresário que usou de seu canal de TV para atrair novos investidores em massa. Segundo fonte segura no prédio da TV funcionava um escritório específico onde o empresário apresentava o funcionamento do marketing e fazia o registro dos documentos das pessoas que entrasse no esquema.
Segundo delegado, empresa atraiu cerca de 300 mil pessoas. A Polícia Civil de Balneário Camboriú (SC) apreendeu carros e documentos da Multiclick , num inquérito que apura os crimes de lavagem de dinheiro e estelionato. A empresa também é investigada como possível pirâmide financeira que atraiu cerca de 300 mil pessoas. 
Com a medida, são ao menos cinco os negócios que, apresentados como marketing multinível , foram alvos de apreensão ou bloqueio de bens em 2013. Contra todos eles, pesam suspeitas de que serem disfarces para a constituição de pirâmides – fraude em que os investidores mais antigos são remunerados com o dinheiro dos mais novos. 
No caso da Multiclick, os interessados tinham de pagar taxas de adesão de R$ 600 a R$ 2.750. A promessa era de lucrarem de R$ 160 a R$ 800 por mês por meio da colocação de anúncios na internet e da atração de mais gente para a rede. Em entrevista ao iG publicada em 18 de julho, o ator Sandro Rocha, do filme "Tropa de Elite 2", disse ter trocado a Telexfree pela Multiclick. Ele retornou ao recado deixado em seu celular nesta segunda-feira (11).
“Minha sogra conseguiu tirar R$ 800, e investiu R$ 5 mil. Minha tia investiu R$ 2.750 e não tirou nenhum centavo”, conta Alexandro Ferreira de Medeiros, de Natal (RN), que diz ter R$ 2.500 a receber da empresa. 

'Empresa legal'
O modelo colocou a Multiclick na lista de negócios alvo de uma força-tarefa antipirâmides constituída de promotores de Justiça e procuradores da República. 
A defesa da Multiclick chegou a tentar evitar bloqueios judiciais , à semelhança do que ocorreu as outras quatro empresas já questionadas. Os pedidos, feitos à Justiça Federal em Santa Catarina e no Rio Grande do Norte, não foram aceitos.
Num vídeo disponível desde julho na internet, o diretor da empresa, Wagner Alves, chegou a pedir que os investidores divulgassem que "a Justiça decidiu que a Multiclick Brasil é uma empresa legal e deve continuar as suas atividades normalmente, tranquilamente".
Segundo Alexandre Medeiros, de Natal, o site da empresa – por onde os investidores acessavam suas contas – saiu do ar há cerca de duas semanas. Os canais de atendimento da empresa não têm dado resultado.
"Por telefone você não consegue, por e-mail não respondem. Por chat, pior", conta. "O presidente foi enrolando, prometeu que em 25 de outubro eles iam pagar todo mundo. Mas não pagaram nada."
A Promotoria de Justiça de Florianópolis, responsável pelo inquérito civil em que a Multiclick é investidada por suspeita de pirâmide, não comentou as informações, com argumento de que o processo tramita sob segredo de Justiça. O advogado da empresa não retornou ao contato feito pelo celular.

Inquérito criminal
A busca e apreensão contra a Multiclick ocorreu na sexta-feira (8) e foi determinada no âmbito da investigação criminal contra a empresa e seus sócios, conduzida pela Delegacia da Comarca de Balneário Camboriú, onde a empresa tem sede. De acordo com Márcio Colatto, delegado responsável pelo caso, ninguém foi preso, e o paradeiro dos sócios é conhecido.
Colatto orienta quem investiu na empresa a procurar a polícia. “[ A orientação é ] registrar a ocorrência e juntar cópia dos documentos que têm.”

FONTE: MIDIA NEWS

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Domingo marcado por mortes em Nobres-MT

"Antes a Opinião"
Coisas da vida. A morte sempre vem e vira com alguma desculpa. Além disso, em todo o mundo a criminalidade tem aumentado. O seu humano já perdeu seu amor próprio.

Domingo de perdas para algumas famílias nobrense. Na tarde de ontem (10), o jovem Lucas Greco(foto acima), 21 anos teve sua vida ceifada. Segundo informações Lucas e amigos estavam se divertiam na conhecida Cachoeira do Tombador. Ao mergulhar, Lucas não conseguiu retornar a superfície e se tornou vítima de afogamento. O corpo foi encontrado mais ou menos uma hora e meia depois pelos próprios amigos de Lucas que ao perceberem seu sumiço iniciaram uma busca sem suporte e sem ajuda de corpo de bombeiros.
Mas Lucas não morreu sozinho, hora mais tarde um homicídio foi registrado. A vítima: Marcos Brito(foto direita), também de 21 anos. O jovem foi executado com seis tiros na frente da residência onde morava no bairro Jardim Carolina. Segundo informações Marcos foi levado no veículo de um amigo para o hospital Laura de Vicunã porque o atendimento de uma ambulância não chegaria a tempo. O jovem não resistiu aos tiros e veio a óbito. O pai do garoto informou a uma equipe de reportagem que estava presente no local que Marcos não tinha rixa com ninguém, que sempre foi muito batalhador e nunca se envolveu com entorpecentes.
E para tornar a noite de domingo mais triste para a população nobrense, faleceu também o conhecido Antônio Pedroso(foto esquerda), popular TOTÓ MARGARIDA. Ele era locutor de rodeio e um apaixonado dos encontros de cavaleiros e rodeio. Segundo informações Totó tinha sérios problemas de ulcera. Familiares ainda tentaram levá-lo para Cuiabá(142km de Nobres) e devido ao agravamento ele não resistiu e faleceu no caminho para capital.



FOTOS: AGITOS NOBRES

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Sindicatos dos jornalistas de alguns Estados debatem mecanismos de segurança para profissionais de comunicação. Já em Mato Grosso ...???

"Antes a Opinião"
Exemplo de valorização! É o que vejo no trabalho e na preocupação dos Sindicatos dos Jornalistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Por outro lado, aqui em Mato Grosso com slogan: "O sindicato é você", o SINDJOR-MT está deixando muito a desejar.
FOTO ILUSTRATIVA

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou, nesta sexta-feira (8), a audiência pública “Direitos Humanos e a proteção dos profissionais da comunicação”.
Este foi o terceiro encontro nacional que discutiu o tema. A primeira audiência ocorreu em São Paulo (SP) e a segunda no Rio de Janeiro (RJ).
A falta de segurança é um problema de nível nacional, afirmou o deputado Maurício Picarelli (PMDB), que também atua como jornalista e radialista há décadas.
Só em MS, nos últimos cinco anos, 25 casos de agressões e mortes a profissionais da imprensa foram registrados em Mato Grosso do Sul, de acordo com o presidente do Sindicato de Jornalistas do Estado, Ricardo Ortiz.
Recentemente (25 de outubro), a jornalista Mayara Michels Cunha do ReporterMT, foi agredida pelo gerente de produção da empresa Mendes Júnior o engenheiro civil Lenoir Carlos Brigido, durante apuração do incêndio que atingiu a Arena Multiuso Pantanal no dia 25 de outubro deste ano. (Leia Aqui).
O Sindjor (Sindicato dos jornalistas de Mato Grosso), que tem mais de 40 anos de fundação, somente afirmou que não tem a figura de um presidente e que, por isso, não poderia se manifestar sobre a censura sofrida por Mayara sem antes consultar o colegiado, formado por cinco membros diretores. E somente dez dias depois, publico no site do Sindicato (que por sinal é meio desatualizado de informações), uma NOTA DE REPÚDIO (04/11 - Leia Aqui), reconhecendo e apoiando a conduta da jornalista Mayara, e por fim, lamentou a falta de tratamento adequado que deve ser aos profissionais.
Federações e sindicatos de jornalistas e radialistas defendem a aprovação do Projeto de Lei 1078/11, do deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP), que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), pede para que crimes cometidos contra jornalistas, radialistas e outros, sejam apurados pela Polícia Federal.
Cinco jornalistas foram mortos somente este ano em todo o País e, de acordo com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), foram registradas 105 agressões contra profissionais de comunicação nos últimos cinco meses. Segundo o diretor da Fenaj, José Carlos Torves, o Brasil possui um dos piores índices de violência contra os profissionais de comunicação do mundo. Os índices são equivalentes ao de países como Paquistão, Afeganistão e México.
DA REDAÇÃO
OPINIÃO-MT NOTÍCIAS DO ESTADO

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Brasil é acusado na OEA (Organização dos Estados Americanos), de violar tratados sobre a liberdade de expressão

"Antes a Opinião"
Em um País que tenta calar a verdade com suas Leis impróprias, cabe mesmo termos apoio das grandes organizações internacionais para que a verdade se destaque no meio político. E caro leitor este assunto é de extrema importância porque o nosso governo tenta coibir a livre informação. Lembrem-se, nós os colocamos no poder e por isso nós temos o poder e o dever de exigir.
Brasil é denunciado por punir críticas a políticos

O Brasil foi acusado na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (29-10), de violar tratados internacionais sobre a liberdade de expressão por abrigar leis que criminalizam, como casos de calúnia, injúria e difamação, críticas e denúncias da mídia envolvendo ocupantes de cargos públicos.
A discussão foi levada à comissão - que é ligada à Organização dos Estados Americanos - pela ONG Artigo19, dedicada à defesa da liberdade de informação e de expressão. Caso não haja adequação da legislação brasileira aos tratados internacionais, a ONG pretende pedir a abertura de um processo contra o Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos, que funciona em San José, na Costa Rica.
Segundo a ONG, os chamados "crimes contra a honra" são usados como um "instrumento político de intimidação" e cerceiam a liberdade de expressão.
Previstos na legislação atual do País, os delitos podem receber punição ainda mais grave se for aprovado sem alterações o projeto de reforma do Código Penal em discussão no Senado. O projeto de reforma do código não só mantém os crimes como duplica a pena caso a vítima seja ocupante de cargo público - na legislação atual, em tais casos a punição é elevada em um terço. A iniciativa que pode levar à adequação da lei aos tratados internacionais é a eliminação do crime de desacato, que é "incompatível" com as convenções da OEA, segundo a relatora especial da CIDH Catalina Botero Marino.


ENTENDA O CASO
Declaração conjunta sobre violência contra jornalistas e comunicadores no contexto de manifestações sociais
No dia 13 de setembro de 2013 - O Relator Especial das Nações Unidas (ONU) para a Liberdade de Opinião e de Expressão, Frank La Rue, e a Relatora Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, Catalina Botero, observaram com preocupação a forma pela qual algumas autoridades estatais reagiram frente aos protestos sociais ocorridos nas Américas nos últimos meses. Em geral, os participantes dos protestos se manifestaram de forma pacífica, embora tenham sido relatados atos de violência. Nesse contexto, os relatores especiais foram informados sobre dezenas de detenções, ameaças e agressões que teriam sido cometidas contra jornalistas, comunicadores, manifestantes e usuários de redes sociais que cobriam as manifestações.
Os relatores especiais observam que no contexto de manifestações e situações de alta conflitividade social, o trabalho de jornalistas e comunicadores e o livre fluxo de informação por meios alternativos como as redes sociais são fundamentais para manter a população informada sobre os acontecimentos; e cumprem ao mesmo tempo um importante papel ao informar sobre a atuação do Estado e da Força Pública ante as manifestações, prevenindo o uso desproporcional da força e o abuso de autoridade.
Os ataques contra jornalistas que cobrem essas situações violam tanto o aspecto individual da liberdade de expressão — pois a eles se impede o exercício do direito de buscar e divulgar informação, além de se provocar um efeito de amedrontamento— como seu aspecto coletivo — pois se priva a sociedade do direito de conhecer a informação que os jornalistas obtêm. Por esse motivo, as relatorias reconheceram que, em virtude da importância do trabalho realizado pelos jornalistas que cobrem essas situações, compete ao Estado oferecer-lhes o máximo grau de garantia para que cumpram sua função. Esse dever não se limita a outorgar medidas concretas de proteção para os comunicadores, mas também inclui a obrigação de criar as condições necessárias para reduzir o risco do exercício da profissão nessas situações.
O Estado tem o dever de garantir que os jornalistas e comunicadores que estejam realizando trabalho informativo no contexto de uma manifestação pública não sejam detidos, ameaçados, agredidos ou limitados de qualquer forma em seus direitos por estar exercendo sua profissão. Seu material e ferramentas de trabalho não devem ser destruídos ou confiscados pelas autoridades públicas. Como se afirmou no pronunciamento sobre as agressões e detenções cometidas contra jornalistas nos protestos de Occupy nos Estados Unidos, a proteção do direito à liberdade de expressão exige que as autoridades assegurem as condições necessárias para que os e as jornalistas possam cobrir fatos de notório interesse público como os que se referem aos protestos sociais. As restrições desproporcionais quanto ao acesso ao local dos fatos, as detenções e a imputação de acusações pelo cumprimento dos trabalhos profissionais dos repórteres violam o direito à liberdade de expressão. Cabe às autoridades restabelecer as garantias afetadas e assegurar o pleno respeito do direito à liberdade de expressão.
Os relatores especiais observam que, para realizar seu trabalho de maneira efetiva, os jornalistas devem ser vistos como observadores independentes e não como potenciais testemunhas para os órgãos de justiça. Do contrário, os jornalistas podem sofrer ameaças à sua segurança e à segurança de suas fontes. Em situações de especial conflitividade social, a percepção de que podem ser forçados a declarar não só limita a possibilidade do jornalista de ter acesso a fontes de informação, mas também aumenta o risco de que se converta em alvo de grupos violentos. Por outro lado, as autoridades não devem exigir de jornalistas que demonstrem que as declarações de testemunhas divulgadas sobre os fatos são exatas ou que provem perante um juiz a veracidade das denúncias veiculadas.
O Estado não deve proibir nem criminalizar as transmissões ao vivo dos fatos, e deve abster-se de impor medidas que regulamentem ou limitem a livre circulação de informação pela Internet e demais plataformas de comunicação. As autoridades tampouco devem estigmatizar ou estereotipar os manifestantes e suas reivindicações, evitando fazer generalizações com base no comportamento de grupos específicos ou fatos isolados. Nesse sentido, as autoridades devem levar em conta que os funcionários públicos têm uma posição de garante dos direitos fundamentais das pessoas e que, portanto, suas declarações não podem constituir formas de ingerência direta ou indireta nos direitos daqueles que pretendem contribuir para a deliberação pública mediante a expressão e a divulgação de informação. Esse dever se vê especialmente acentuado em situações de maior conflitividade social, alterações da ordem pública ou polarização social ou política, precisamente pelo conjunto de riscos que podem implicar para determinadas pessoas.
A esse respeito, os relatores especiais salientam que é fundamental que as autoridades condenem energicamente as agressões contra jornalistas e comunicadores e atuem com a devida diligência e celeridade no esclarecimento dos fatos e na punição dos responsáveis. Os relatores especiais também observam que instruir adequadamente as forças de segurança do Estado sobre o papel da imprensa em uma sociedade democrática constitui um passo importante para prevenir a violência contra jornalistas e trabalhadores de meios de comunicação em situações de conflitividade social.
Os direitos de reunião e liberdade de expressão, garantidos na Convenção Americana sobre Direitos Humanos e no Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, são fundamentais, e sua garantia é uma condição necessária para a existência e o funcionamento de uma sociedade democrática. Um Estado pode impor limitações razoáveis às manifestações com o objetivo de assegurar sua realização pacífica, ou dispersar aquelas que se tornem violentas, desde que tais limitações sejam regidas pelos princípios de legalidade, necessidade e proporcionalidade. Além disso, a dispersão de uma manifestação deve justificar-se no dever de proteção das pessoas, e devem utilizar-se as medidas mais seguras e menos lesivas para os manifestantes. O uso da força em manifestações públicas deve ser excepcional e em circunstâncias estritamente necessárias, em conformidade com os princípios internacionalmente reconhecidos.

NO BRASIL
Vítimas.
O caso do jornalista Fábio Pannunzio, da Rede Bandeirantes, foi um dos apresentados pelo Artigo 19 como exemplo do impacto negativo dos "crimes contra a honra" sobre a liberdade de expressão. Em 2012, Pannunzio anunciou o fim de seu blog em razão de processos movidos contra ele por políticos.
Outra vítima de tais ações é o jornalista sergipano Cristian Goes, condenado a 7 meses e 16 dias de prisão sob acusação de injúria. Em depoimento, ele informou ter sido processado por ter publicado um texto fictício, sem nomes ou lugares, pelo qual o presidente do TJ sergipano, Edson Ulisses, se sentiu atingido.

O Brasil solicitou à Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da OEA uma "nota técnica" sobre a jurisprudência e a doutrina da organização aplicada ao assunto. O objetivo é enviar o texto ao Senado como subsídio às discussões em torno da reforma do Código Penal.
A Corte Interamericana de Direitos Humanos proferiu seis decisões sobre o tema entre 2004 e 2009. Em todas determinou que os países deixassem de criminalizar os casos de injúria, calúnia e difamação contra funcionários públicos.

FONTES:
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,brasil-e-denunciado-por-punir-criticas-a-politicos,1091279,0.htm
http://www.oas.org/pt/cidh/prensa/notas/2013/R65.asp

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Moradores de Nobres-MT denunciam local propício a proliferação de mosquito da dengue em órgão público da cidade

"Antes a Opinião"
Basicamente toda população em geral é consciente do risco que a doença pode trazer. Agora um departamento da própria prefeitura jamais poderia deixar acontecer um fato desse nível. Tem razão da população esta indignada. "Vamos trabalhar né Secretário, ou pelo menos cuidar da limpeza do departamento em questão."
IMAGEM TV CIDADE - NOBRES-MT
Nobres, localizada a 124km da capital, muita das vezes conhecida por ser um dos pólos turístico do Estado não vem dando o exemplo devido por parte da Secretaria de Infra-estrutura. Segundo denuncias feita por moradores através de uma emissora local, o departamento guarda um grande volumes de pneus a céu aberto e sem a devida preocupação para que não haja focos de dengue no local. Sabemos que esta época do ano, o risco do proliferação é alto devido as chuvas.
O repórter da TV Cidade André Godoy procurou o Secretario de infra-estrutura Sr. Júlio Moraes para dar explicações. O Secretário disse ao repórter que "não era época de chuva, aí começou a chover e eles já iriam tomar providências".
Mas vale lembrar ao Sr. Secretário que esse tipo de cuidado deve ser a todo tempo e não somente em uma época determinada do ano. Segue abaixo um exemplo de cuidado para refrescar a cabeça de desatentos.
Combater a Dengue, um ato de consciência que deve ser feito o ano todo.
Da redação - Opinião-MT Notícias do Estado

Alunos do 1º e 2º Ano do ensino médio da Esc. Est. Prof. Nilo Póvoas participam do Prêmio Curta História

"Antes a Opinião"

O modo como os profissionais da educação vem trabalhando para alinhar o aluno e incentiva-lo é tão brilhante e esses mesmos profissionais muitas das vezes não são valorizados como deveria. Esse projeto tem parcerias mas tenho a plena certeza que a ideia fundamental veio de um educador. Boa sorte aos alunos concorrentes.
VÍDEO PRODUZIDO POR ALUNOS DO 1 E 2 ANOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR NILO PÓVOAS - NOBRES-MT
O prêmio tem como objetivo revelar novos talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo em escolas públicas brasileiras, valorizando a Educação para as Relações Étnico-Raciais e a implementação da Lei Federal 10.639/03, que completou 10 anos de vigência em 09 de janeiro deste ano.
Escolas de educação básica da rede pública de todo o país puderam fazer inscrição de vídeos para o prêmio Curta Histórias. Cada unidade de ensino pode inscrever um vídeo, produzido por equipe formada por um professor ou educador responsável e até cinco alunos. Criada este ano, tem na primeira edição o tema Africanidades Brasileiras.
Os alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Nilo Póvoas de Nobres-MT não poderiam ficar fora dessa. Com uma equipe formada pela professora Valdirene Payão de Oliveira e os alunos Gilberto rabelo Junior, Maycon Douglas Silva Santana, Daiane Cunha Ferreira Multas, Talyta Ferreira de Souza e Gustavo da Silva Vieira, produziram um vídeo conforme os passos ressaltados pelos organizadores do projeto. Os alunos e a professora priorizaram a diversidade, preconceito em uma reflexão do que pode ser feito na escola para que todos possam ser vistos de forma igualitária.
De acordo com o edital, poderão participar do prêmio: alunos de educação básica da rede pública de ensino de todo o país, de escolas localizadas nas capitais, que estejam participando de um dos programas: a) Mais Educação, nos macrocampos: educomunicação, comunicação e uso de mídias, cultura digital e cinema; b) Ensino Médio Inovador, no macrocampo: comunicação e uso de mídias e cultura digital. Também poderão participar alunos de educação básica da rede pública de ensino de todo o país, de escolas que estejam participando do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem).
Os vídeos devem ter no máximo um minuto de duração, sem contar os créditos. As imagens podem ser captadas por aparelhos de telefone celular e câmeras domésticas.
O prêmio terá dez finalistas. Um dos três vencedores será escolhido por júri popular. Os outros dois, pela comissão julgadora final. Os estudantes participarão de oficina de formação em cinema e empreendedorismo, com duração de 24 horas. Cada integrante da equipe, assim como o professor, receberá um tablet e um smartphone. À escola dos vencedores caberá um aparelho data show, um DVD, uma filmadora digital e uma câmera fotográfica semiprofissional.
Os vencedores serão anunciados em 25 de novembro, em Brasília, em evento com a participação das dez equipes finalistas.
O Curta Histórias está voltado para a valorização da identidade étnica e racial do povo brasileiro, alinhada à Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece diretrizes curriculares para o estudo da história e da cultura afro-brasileira e africana. É uma oportunidade de os estudantes conhecerem o pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros, a cultura, a arte e as religiões de matriz africana.
O prêmio é uma parceria da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação com a Fundação Casa da Árvore, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Fundação Vale e Fundação Telefônica.

Manhã Turbulenta - Jovens são presos pelo 7º BPM de Rosário Oeste-MT, após tentativa frustada de assalto em Nobres-MT

"Antes a Opinião"
Sabemos que Nobres e Rosário Oeste assim como algumas cidades pequenas ali da região são locais de escape e abrigo para pessoas do crime. Muita gente de auto escalão finge não ver isso. O policiamento em Nobres é uma precariedade que só deus na causa a começar pelo prédio onde fica localizado a base da PM na cidade. Mas é aplausível e mérito o trabalho que a PM realizou juntamente com o 7º BPM de Rosário Oeste.
Manhã turbulenta de segunda-feira(04) por volta dás 6:30H, um trio de assaltantes fizeram um arrastão em Nobres, de acordo com a PM houve três tentativas de assaltos, dois foram consumados. O primeiro fato foi o assalto à mão armada de um veículo estrada de cor prata que pertence ao Sr.: Luan, já o segundo fato foi uma tentativa de assalto a uma pá carregadeira em uma mecânica em Nobres nas margens da BR 163.
E por último foi o assalto na residência do empresário conhecido como catarino. Os Policiais do 7º BPM de Rosário, foram informados do roubo que aconteceu no município vizinho e também que os bandidos estavam em um grupo de 3 e tinham fugido com o carro da vítima em direção a Rosário Oeste.
Segundo a vítima informou, ele teria aberto a porta dos fundos de seu estabelecimento quando foi surpreendo pelos assaltantes. Os bandidos o amarraram no quarto, junto com as outras pessoas que estavam no local. A vitima relata ainda que fora agredido por várias vezes como socos e pontapés para que entregasse os seus pertences.
De posse da informação os policiais deslocaram de imediato pela Rodovia 163/364 sentido Nobres. Ao se aproximar do viaduto, ainda em Rosário Oeste os policiais depararam com o veículo suspeito em alta velocidade. Ao perceber a presença dos policiais o veículo roubado entrou em uma rua próximo a churrascaria do gaúcho e tentou retornar, ainda em alta velocidade, em direção ao município de Nobres.
A guarnição perseguiu o veículo que fugiu em alta velocidade e passou pelas principais ruas da cidade, seguindo em direção ao bairro taboão. Por onde passavam em alta velocidade os bandidos acabaram colocando em risco a vida dos pedestres, que desavisados acabavam correndo o risco de serem atropelados.
No final do bairro Taboão, já próximo da BR 163/364, os bandidos abandonaram o veículo e tentaram fugir pelo mato que fica no entorno do bairro. Nesse momento os bandidos ainda efetuaram disparos em direção aos policiais que revidaram, mas ninguém foi atingido.
Após a perseguição pelo mato dois bandidos acabaram sendo presos pelo Cabo PM Roosevelt. O outro foi cercado e preso pela guarnição de Apoio comandada pelo Capitão PM Rodes. Após a prisão os bandidos confessaram eram da capital Cuiabá e tinham realizado o assalto no bar no município de Nobres.
Os bandidos foram identificados como Weliton Polete Lopes, Augusto Cesar de moura Borges e Tiago pereira Mendes, ambos moradores da capital Cuiabá e com eles foram apreendidos: 02 Celulares Marca Sansung, 01 Celular Motorola, 01 Revolver calibre 38 com o numero de serie raspada com 04 munição intactas e 02 duas deflagradas, 02 duas correntes semi-joias, 01 CRLV do veiculo roubado e a quantia de 13.679,00 em dinheiro e moedas, 01 televisão tela plana marca sony de cor preta.
Um dos suspeitos apresentava no ato a apreensão vários arranhões pelo corpo conseguido durante a fuga no mato. Os bandidos, juntamente com o veículo e demais materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Rosário Oeste onde ficarão a disposição da justiça para as providencias que o caso requer.

FONTE: BIOROSARIO.COM.BR
FOTOS: MANOEL NETTO

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Luto na Imprensa. Morre a jornalista Elaine Tortorelli, da Unemat

"Antes a Opinião"
Casos de depressão tem aumentado  com muita frequência.  São diversos fatores ocorrentes no nosso dia a dia que pode nos levar a essa determinada situação. E a cada profissional que deixa de exercer sua função por força maior, é digno de mérito.
Porque o jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e humanizar mediante a confrontação descarnada com a realidade. Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida, não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que são. Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte". (texto de Gabriel García Marquez.)
Por meio de nota, a Universidade Estadual de Mato Grosso informou a morte da jornalista Elaine Tortorelli Monteiro.

A profissional fazia parte da Assessoria de Comunicação da Unemat e morreu no domingo (3), em São Paulo. Segundo as informações, Eliane estava afastada das funções para tratar de depressão. 

A jornalista foi diretora do Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), na Unemat, na década de 1990. Elaine, que tinha 38 anos, era natural de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá), onde ocorrerá o sepultamento.