segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Hilux colide com poste na MT-241, próximo a Nobres-MT

"Antes a Opinião"
Dirigir com cautela. Não se deve brincar com a própria vida.
Na manhã deste domingo(22), uma caminhonete hilux, placa NPI-7702 de Cuiabá, colidiu com um poste na MT-241 no trecho que liga a cidade de Nobres ao Distrito da Bom Jardim, próximo a Subestação de energia Eletronorte.
Não foi informado quantas pessoas estavam no veículo e os dados do condutor foram preservados, mas a princípio o condutor perdeu o controle da direção em uma curva não muito acentuada. A polícia civil esteve no local para registrar o boletim de ocorrência.
O poste ficou pendurado pela fiação de energia. Funcionários da Rede Cemat estiveram no local para a troca do mesmo. Os danos foram apenas materiais.









Da Redação
Opinião-MT Notícias do Estado

sábado, 21 de dezembro de 2013

Carreta sai fora da pista após ser ultrapassado na BR-163/364 em Nobres-MT

"Antes a Opinião"
Ser mais prudente e muita atenção na estrada.
Por volta das 17:30hs deste sábado(21), um acidente envolvendo uma carreta bitrem em uma curva na BR-163/364, próximo ao km 128 em Nobres. De acordo com o motorista que não quis ser identificado, explica que ao ser ultrapassado por uma outra carreta, foi fechado fazendo com que ele usasse de uma freada brusca e perdendo o controle da sua carreta saiu fora da pista. No local havia acabado de chover. A carreta transportava uma carga de milho. O motorista saiu ileso  o mesmo não quis revelar de onde vinha e para onde iria. O veículo de placa GWI-7942 da Cidade de Araguari-MG.









Da Redação
Opinião-MT Notícias

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Se deu mal.Dois assaltantes são atropelados na BR-163 após assalto em Sorriso

"Antes a Opinião"
Todos os bandidos deveriam ter essa sorte, para que fique gravado em plena consciência de que o mundo do crime não compensa.
FOTOS: EDERSON ZIMMER - MTNOTICIAS.NET - SORRISO
Por volta das 15h00 desta quarta-feira(18), ocorreu um assalto ao salão de beleza Lado Sul, na avenida Tancredo Neves, no Jardim Primavera, em Sorriso.
Dois bandidos adentraram ao estabelecimento comercial armados de faca e levaram consigo, a principio celulares.
A PM foi acionada e quando se dirigia ao local, localizou-os em fuga em uma rua e com isso iniciou um acompanhamento tático.
Em seguida, em fuga, os bandidos adentraram a BR-163 em alta velocidade e se chocaram com um caminhão que vinha no sentido Sinop/Sorriso. Os bandidos foram arastados na via, por cerca de 15 metros pelo caminhão.
A principio houve fratura em ambas a pernas dos bandidos que ficaram deitados na via, sendo socorrido pelos bombeiros.
A motocicleta Honda Broz utilizada pelos bandidos também era produto de furto.




Dona do estabelecimento comercial fica na mira de revólver por mais de uma hora em Primavera do Leste-MT. Bandido se entrega e diz que não se sentiu intimidado com a polícia

"Antes a Opinião"
Cada vez mais ousados. Bandidos não tem medo da polícia. E a população esta totalmente insegura.


Dois homens foram detidos na tarde de terça-feira (17), após uma tentativa de assalto com refém, a uma loja de variedades localizada no centro de Primavera do Leste. O assalto teve início por voltas 16h20 da tarde e terminou às 17h50, após longa negociação entre a Polícia Militar e um dos suspeitos, que terminou liberando a vítima e se entregando.
De acordo com relatos da Polícia Militar, policiais do Comando de Ação Rápida – C.A.R, passavam pela Avenida Porto Alegre quando visualizaram uma motocicleta ligada e um homem em atitudes suspeitas parado em frente ao estabelecimento comercial, os policiais resolveram retornar e visualizaram o suspeito que estava na frente do local correndo para dentro da loja e depois empreendendo fuga a pé pela rua. Esse foi seguido e preso.
Já o outro suspeito que estava armado continuou dentro da loja, e a todo momento manteve a dona do estabelecimento sob a mira de um revólver. Com início das negociações o suspeito concordou em liberar outras pessoas que estavam na loja, ficando apenas com a proprietária do local.

Enquanto as negociações seguiam, o assaltante solicitou a presença de um advogado, foi então que a defensora pública Rossana Monteiro entrou no local para tentar negociar com o suspeito, porém, esse não concordou em se entregar. 
O homem realizou diversas ligações enquanto estava dentro do local, uma delas foi para tia. A mulher que pediu para não ser identificada disse que o sobrinho falou que iria se matar e matar a vítima; “Ele pediu que eu cuidasse do filho dele que tem pouco mais de três anos, e disse que tinha a intenção de se matar e matar a refém também, foi então que perguntei para ele se eu viesse, ele se entregaria, ele disse que sim, então estou aqui.” – disse a tia.
E foi o que aconteceu, depois de mais de uma hora de negociações entre o suspeito e o negociador da Polícia Militar, o homem identificado como Ritchelly Marcos da Silva, de 20 anos, liberou a refém e em seguida se entregou. Populares que lotavam a avenida nos dois sentidos, ao perceber que o suspeito se entregaria tentaram impedir que a viatura deixasse o local, porém a PM fechou o cerco em torno da viatura e conseguiu levar o suspeito em segurança para a delegacia.
Em entrevista Ritchelly Marcos da Silva, afirmou que apenas entrou na loja por causa do dinheiro e que em nenhum momento se sentiu acuado ou com medo da polícia, quando perguntado se era usuário de drogas, ele disse que não tinha nada a declarar. O outro suspeito detido na ação não teve o nome divulgado.

A ação da Polícia Militar
A Polícia Militar de Primavera do Leste, deu exemplo de eficiência e rapidez em relação a tentativa de assalto com refém, rapidamente vários policiais se dirigiram para frente do local para tentar evitar que o pior acontecesse, enquanto o negociador e o gerenciador de crise não chegavam ao local, policiais do Comando de Ação Rápida,e Grupamento Tático, cuidaram para que nada saísse do controle.
A frente da negociação estava o capitão da Polícia Militar Lindberg Carvalho e o gerenciamento de crise ficou sob a responsabilidade do tenente-coronel e comandante do 14º Batalhão de Primavera do Leste, Judson Farias.
De acordo com Farias, o resultado foi positivo, pois tudo ocorreu da melhor forma possível. “A ocorrência foi extremamente positiva, foi uma ocorrência bastante complexa, pois toda ocorrência onde há refém as atenções devem ser redobradas, mas tanto o gerenciamento de crise, quanto a negociação realizada pelo capitão Lindberg, foi feita conforme a doutrina prescreve e por isso tivemos êxito.”
De acordo com o tenente-coronel até a possível reação de populares foi pensada; “Como sabemos que a reação de alguns populares acaba ocorrendo, tomamos o cuidado em fazer o isolamento do local, deixamos uma via de acesso livre para que a viatura pudesse transitar e conduzir o suspeito em segurança para a delegacia.” – declarou.
O tenente-coronel destacou ainda que toda ação foi bem sucedida devido a união de todos os policiais. “Todos os policiais militares sejam eles do Grupamento Tático, do C.A.R, ou das guarnições que estavam em serviço, se empenharam bastante, e demonstram profissionalismo em sua ação, e acima de tudo dedicação.”
A arma utilizada pelo suspeito, um revólver 38, com 6 munições intactas foi apreendido e levado para delegacia.
FONTE: João Paulo Rezende - CLIQUEF5 - Primavera do Leste

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Lojas Avenida. Grupo nega tratamento discriminatório a cliente homossexual em Cuiabá-MT

"Antes a Opinião"
Ter um quadro de colaboradores pessoas com as mais diferentes raças, religiões ou orientações sexuais é uma coisa. Agora o modo como cada colaborador age é outra coisa. Vamos ver que fim vai dar...
FOTO REPRODUÇÃO
A direção das Lojas Avenida, empresa ligada ao Grupo Caseli, emitiu nota à imprensa, na tarde desta terça-feira (17), negando que um de seus funcionários tenha tratado com discriminação um cliente homossexual, no Goiabeiras Shopping em Cuiabá.
A Polícia Militar efetuou, ontem(16), a prisão de um vendedor da loja, de 29 anos, por suposto tratamento preconceituoso.
"Esclarecemos que a notícia que está circulando na internet e em outros meios de comunicação a respeito de um cliente que sofreu preconceito dentro de uma de nossas lojas não condiz com a realidade, tampouco espelha nossa cultura e política", afirmou a empresa.
De acordo com a nota, a empresa possui mais de 100 lojas, espalhadas por 13 Estados brasileiros, e possui em seu quadro de colaboradores pessoas com as mais diferentes raças, religiões ou orientações sexuais.
Segundo apurou a reportagem, a empresa estaria reunindo evidências, como cópia da gravação feita pelas câmeras do sistema interno de segurança, para comprovar judicialmente que não houve o atentado contra o cliente.
O vendedor da loja, que chegou a ficar preso em uma cela, por cerca de três horas, também poderá acionar o cliente na Justiça.
“Reiteramos que o fato alegado não tem fundamento. Nossas lojas estão abertas para receber qualquer tipo de cliente", afirmou a empresa.

Nota emitida:
"Esclarecemos que a notícia que está circulando na internet e em outros meios de comunicação a respeito de um cliente que sofreu preconceito dentro de uma de nossas lojas não condiz com a realidade, tampouco espelha nossa cultura e política. 
Somos uma empresa com mais de 100 lojas, espalhadas por 13 estados Brasileiros e temos em nosso quadro de colaboradores pessoas com as mais diferentes raças, religiões ou orientações sexuais.
Acreditamos muito no potencial de cada ser Humano e por isso estamos a três anos consecutivos como uma das melhores empresas para se trabalhar do Centro-Oeste.
Também atingimos há pouco tempo à marca histórica de um milhão de clientes que possuem nosso cartão club+ Avenida e isto vem confirmar a importância que cada cliente representa para nós.
As Lojas Avenida sempre tiveram como um de seus valores o respeito por todos que de alguma forma estão presentes na trajetória desta empresa.
Lamentamos que a notícia esta sendo veiculada de forma errônea e reiteramos que o fato alegado não tem fundamento. Nossas lojas estão todas abertas para receber qualquer tipo de cliente pois o cliente é o principal responsável pelo nosso sucesso."
Lojas Avenida
FONTE: MÍDIANEWS

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Dois menores mataram brutalmente o engenheiro Geison de 25 anos em Colíder-MT.

"Antes a Opinião"
Um de 16 e outro de 17, sorridente o menor conhecido como "Mente Nova", conta sua participação para a jornalista. De modo frio e sem receios. Será que a justiça repetirá a decisão tomada pela Juíza Ana Paula Gomes de Freitas em abril de 2012? Decisão esta que levou o delegado da época Sérgio Ribeiro desabafar e dizer que a Polícia Civil não iria mais apreender menores, tendo em vista que menos de 24 horas depois eles são colocados liberdade. E ele ainda alertou: “Porque a partir do momento em que você diz para os menores ‘vocês não vão ser mais presos’, eles vão entrar nas suas casas, assaltar vocês". E agora que iniciativa a Justiça ira tomar em relação ao "Mente Nova" e o "Boquinha"?


Geison Fabrício Garieri Beato de 25 anos era natural de Fernandópolis/SP e estava no Município de Colíder-MT trabalhando como engenheiro de uma obra. O fato aconteceu quando Geison voltava para casa. Ele foi abordado pelos menores conhecidos pela polícia como "Mente Nova" de 16 anos e "Boquinha" de 17. Ambos já foram apreendidos pela polícia. Acompanhe a reportagem da Equipe TV Record Colíder (parceiros do Opinião-MT Notícias), com Edinete Dacroce:

Na manhã desta segunda-feita(16), mais de 300 pessoas participam de uma carreata pela avenida Marechal Rondon, no centro Colíder. Eles clamam por justiça, após o assassinato do engenheiro no sábado(14). Os manifestantes ainda percorrem os principais pontos da cidade, chamando a atenção para a violência e cobrando ações das autoridades. Veículos com faixas pretas.
O corpo de Geison foi trasladado para Fernandópolis (SP), mas chegou a ser velado por algumas horas em Colíder, na capela mortuária.
O delegado de Colíder Sylvio do Vale Ferreira Junior, aguarda decisão da Justiça para internação dos dois adolescentes que assassinaram o engenheiro. O crime causou comoção na cidade em razão dos menores G.E.S, 16 anos, e A.V.L, 17 estarem soltos depois de praticar vários crimes na região.
Oque deixa a população de Colíder mais preocupada é que aconteça novamente o episódio de abril de 2012 onde a Juíza Ana Paula Gomes Freitas deu liberdade a três menores reincidentes apreendidos pela polícia por tráfico de drogas. Na época a decisão tomada pela Juíza deixou o Delegado Sérgio Ribeiro indignado. Reveja o vídeo:
Sérgio Ribeiro foi convidado pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Mato grosso, para prestar informações sobre a segurança pública de Colíder e sobre a sua decisão de não mais prender menores que pratiquem crimes.

Da Redação
Opinião-MT Notícias do Estado

Pastor e obreira são presos acusados de tráfico de drogas em Cuiabá-MT

"Antes a Opinião"
Só Jesus na causa.
Esta polêmica foto é uma mera ilustração
A polícia prendeu um pastor de 33 anos identificado como W.F.A., e sua esposa obreira R.A.N., 27 anos. Eles são acusados de tráficos de drogas e congregavam na igreja localizada no bairro Jardim Liberdade em Cuiabá.
Conforme informações, as investigações da polícia apontaram que o casal oferecia entorpecentes para pessoas que procuravam a igreja para se libertar do mundo das drogas. Com eles e no local onde eles estavam no momento da prisão, os militares localizaram certa quantia de pasta base, maconha, R$ 75 em dinheiro e vários aparelhos celulares (possivelmente oriundo de troca por entorpecentes).
Ambos foram encaminhados à delegacia, onde devem prestar esclarecimentos do caso. Em seguida serão autuados pelo crime de tráfico de entorpecentes.
O caso é investigado.
FONTE NORTÃO NOTÍCIAS

Sorriso-MT. Adolescente do crime tem sigla PCS (Primeiro Comando de Sorriso). Neymar & Cia foram detidos após assalto a residência.

"Antes a Opinião"
Eles já estão aptos em se organizar e a Justiça ainda tende a protege-los. Redução da maioridade já!

Na noite de ontem(15), ocorreu um assalto a uma residência da rua Andorinhas, no bairro Recanto dos Pássaros, em Sorriso. 
Segundo a vitima L. F. C., 50 anos, ele estava em casa quando dois elementos se utilizando de capacete preto na cabeça e com arma de fogo, entraram na residência e anunciaram o assalto.
No local, os acusados pegaram uma mochila da vitima e colocaram diversos objetos, entre eles um notebook, uma máquina digital Sony, dois relógios, uma corrente de ouro e aproximadamente R$ 250,00
Após os elementos deixarem a residência, a policia foi informada e realizou rondas, mas não conseguiram êxito em localizar os autores.
Momento mais tarde, a PM recebeu a informação de que "Neymar" e o amigo Murilo estariam comentando sobre um assalto, que junto dos mesmos havia mais dois outros menores e estes estavam próximo a uma sorveteria na praça da Integração, sendo que um dos menores estaria fazendo a comercialização de entorpecente.
Os policias foram até local onde localizaram o grupo, sendo todos detidos: Leonardo da Silva Araújo (Neimar-agora já maior de idade), 18 anos, M. S. M., 17 anos, Luan da Silva, 19 anos, e I. N. P. C., 16 anos.
Com M. S. M., 17 anos, a policia encontrou uma porção grande de maconha, bem como dinheiro trocado. Com Neymar foi localizado um chip de um celular todo quebrado.
Diante das características repassadas pela vitima do assalto, os policiais suspeitando que os mesmos teriam participação no crime, levaram fotos até este que reconheceu o menor M. S. M., 17 anos e "Neymar", como sendo os autores do assalto.
No celular do I. N. P. C., 16 anos, os policiais encontraram uma espécie de ata de abertura do grupo Primeiro Comando de Sorriso (PCS), boatos já conhecido da policia e que ganhou as páginas policiais a quase um ano, depois de uma onda de pichações em prédios públicos.
"Neymar" estava internado até poucos dias, quando completou a maioridade. Sua ficha criminal é extensa e este é a primeira prisão após ser maior. Os demais aprendidos, também já possuem antecedentes criminais.



FONTE: MTNOTICIAS.NET

Exploração de petróleo e gás natural em Mato Grosso. Poucos estudos e governo instável pode ser uns dos motivos de não atrair interessados na região.

"Antes a Opinião"
POR: Jackson Douglas Silva da Paz, professor do Departamento de Recursos Minerais do curso de Geologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
“Este mercado é de alto investimento e muitos riscos. Você gasta milhões para perfurar um poço e pode não achar nada. Mas um poço de petróleo que você encontrar paga todo o investimento feito. Contudo, o grande risco é o governo federal mudar as regras do jogo”.

Integrante da nova fronteira das bacias produtoras de gás natural e de recursos petrolíferos convencionais e não convencionais, a Bacia do Parecis que abrange cerca de 17 municípios de Mato Grosso tem indícios de petróleo e gás natural no subsolo da região. 
Contudo, como as bacias estão localizadas em regiões ainda pouco conhecidas ou com barreiras tecnológicas a serem vencidas, não houve interessados em explorar o potencial da bacia na 12ª Rodada de Licitações de Blocos de Petróleo e Gás Natural, realizada nos dias 28 e 29 de novembro, no Rio de Janeiro.
Por não ter uma estimativa de quanto a Bacia do Parecis pode ofertar em metros cúbicos de gás ou barris de petróleo, além de poucos estudos sobre a bacia, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) acredita que este foi o principal motivo de não atrair interessados na região. 
Ainda é preciso obter mais informações sobre a bacia. Por essa razão, a ANP irá perfurar um poço estratigráfico em 2014, cujo objetivo é conseguir mais informações sobre as prováveis reservas de gás natural”, explicou a assessoria de comunicação da ANP. 
A Bacia do Parecis possui 355.000 km² e estende-se pelos estados de Mato Grosso e Rondônia. Só na 12ª Rodada foram oferecidos blocos em 17 municípios do Mato Grosso. O bônus de assinatura mínimo por bloco (valor pago pelas empresas vencedoras antes da assinatura do contrato) para a Bacia dos Parecis foi de R$ 254 mil a R$ 735 mil. 
Por enquanto, não há previsão de que os blocos da Bacia do Parecis vão voltar a ser leiloadas pela ANP.

Petrobrás e Queiroz Galvão
A Petrobras realiza desde 2010 levantamento na Bacia do Parecis para descobrir petróleo e gás natural. Os serviços foram terceirizados para o conglomerado Queiroz Galvão. Há dois meses começaram a perfuração no município de Santa Rita do Trivelato. A Queiroz Galvão montou base em Nova Mutum e deve explorar também o subsolo de Sorriso e Nova Ubiratã. 
A área alvo da pesquisa possui 17.505 quilômetros quadrados. A Petrobras arrematou na 10ª Rodada de Licitações de Blocos de Petróleo e Gás Natural dentre seis blocos ofertados. Os investimentos previstos chegam a R$ 36,4 milhões.
Em outubro, a Queiroz Galvão abriu 26 vagas para profissionais de nível médio e superior para atuar na plataforma de Santa Rita do Trivelato. As oportunidades de trabalho eram para auxiliar de plataforma, soldador, mecânico e enfermeiros e já foram todas preenchidas.
Procurados pela reportagem, os responsáveis pela base da Queiroz Galvão em Nova Mutum não quiseram comentar sobre os investimentos e pediram para que a Petrobras fosse procurada. A assessoria de comunicação da Petrobras não retornou aos questionamentos da reportagem.

Cursos de Óleo e Gás
A Petrogas Cursos e Treinamentos Profissionalizantes oferta em Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Cruzeiro do Sul (AC) e Rio Branco (AC) cursos para a formação de mão de obra para o setor. O curso de Petróleo e Gás tem seis módulos: indústria do petróleo e energia, auxiliar de plataforma, QSMS (qualidade, segurança no trabalho, meio ambiente e saúde), logística, gás natural e refino. 
Nós não prometemos emprego para ninguém, mas essa área é promissora no Estado com a exploração da Bacia do Parecis e as demais bacias da Nova Fronteira. As empresas que prestam serviço para a Petrobras devem contratar mais pessoas nos próximos anos”, comentou o coordenador da empresa em Cuiabá, Josemar Pinheiro.
O curso com duração de um ano e dois meses são realizados uma vez por semana com duas horas de aula. O investimento é de R$ 89,90. 
As empresas tem pagado salários de R$ 1,8 mil até R$ 6 mil para que os experientes”. Josemar tem uma visão otimista do mercado de Petróleo e Gás Natural no Estado. Ele acredita que esta será o novo boom em Mato Grosso. “Nos próximos 20 anos vamos ouvir muito falar em petróleo e gás por aqui”.

Estudos
Os primeiros estudos sobre a Bacia dos Parecis ocorreram na década de 70, com mapeamentos geológicos com fins de reconhecimento pelo convênio DNPM-CPRM (Departamento Nacional de Produção Mineral e Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais). 
Foi entre 2005 e 2010 que foram percebidos a exalação de gás no rio Teles Pires reforçando o potencial da região. 
Conforme o professor do Departamento de Recursos Minerais do curso de Geologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Jackson Douglas Silva da Paz, diz que há poucos estudos sobre a Bacia do Parecis, mas não seria esse o principal motivo do desinteresse dos investidores. 
Este mercado é de alto investimento e muitos riscos. Você gasta milhões para perfurar um poço e pode não achar nada. Mas um poço de petróleo que você encontrar paga todo o investimento feito. Contudo, o grande risco é o governo federal mudar as regras do jogo”. 
O professor cita o exemplo da mineração. Há cerca de três anos, quase todos os formandos em geologia saiam praticamente empregados da universidade, mas de dois anos para cá, o cenário é de desemprego. 
O governo suspendeu todas os pedidos de pesquisas de lavra de empresas que já tinha contratado geólogos, muitas ameaçam até fechar as portas. Nossos alunos empregados na mineração estão desempregados e pessoas com mais de 10 de experiência estão indo para fora do país. No mercado do petróleo não dá para mudar as regras assim”. 
POR: DÉBORA SIQUEIRA - Repórter do MIDIA NEWS

sábado, 14 de dezembro de 2013

Manhã com acidentes na BR-364 e MT-251 em Mato Grosso, resultam em sete feridos e um morto

"Antes a Opinião"
Atenção, consciência e prudência nas estradas é o que os motoristas precisam ter e respeitar. Com a vida não se brinca.

Quatro enfermeiras ficam feridas em acidente na BR-364
Cinco pessoas ficaram feridas em capotamento na BR-364, a cerca de 40 quilômetros de Cuiabá, na manhã deste sábado (14). Quatro das vítimas são enfermeiras de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuaibá) que vinham para a Capital, onde fazem pós-graduação na Universidade Federal de Mato Grosso .
As infermeiras Aniely Anastácio da Silva, 23 anos, Kenia Fernandes de Lima Santos, 37 anos, Dayane Aparecida Vilarinho Camargo, 31 anos e Karine Francisca de Lima, 26 anos foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas para o Pronto-Socorro de Cuiabá com ferimentos leves.
A motorista do Fiat Siena, Vera Lúcia Rosa Anastácio, 40 anos , que é mãe da enfermeira Aniely, informou que para não bater de frente com uma carreta que vinha no sentido contrário, ela jogou o carro para fora da pista, momento em que perdeu o controle e acabou capotando. A Polícia Rodoviária Federal vai investigar as causa do acidente.

Um morre e dois ficam feridos em acidente na MT-251

Um jovem morreu e outros 2 ficaram feridos no acidente com o veículo Gol que trafegava na madrugada deste sábado (14) pela MT-251, conhecida como Rodovia Emanuel Pinheiro que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá)
O condutor do veículo, Ernandes Henrique da Silva, 20, morreu no local do acidente após perder o controle e bater em um poste no km 58 da rodovia. Segundo a polícia as outras duas vítimas são Ronail de Souza e Silva, 27, que estava em estado de choque após a colisão e Giovane Rosa Duarte, 22, que estava visivelmente embriagado e após o acidente ficou gritando no local após a retirada do veículo.
O Corpo de Bombeiros e uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), prestaram socorro às vítimas no local do acidente, já que as vítimas ficaram presas as ferragens. 
Ainda de acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), possivelmente todos que estavam no interior do veículo estavam embriagados, já que o motorista perdeu o controle bateu em um poste e o arrancou, o carro só parou após bater no mourão da cerca de uma fazenda localizada na rodovia.
Um amigo das vítimas disse que eles passaram a noite em um bar e estariam voltando para a cidade de Chapada dos Guimarães onde moram, no momento do acidente.
FONTE: GD

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Vulto estranho é percebido em fotografia de acidente na BR 163 que matou pai e filha na noite desta ultima quinta-feira(12)

"Antes a opinião"
Sinistro. Na veracidade da situação é de se espantar um pouco.
Percebe-se claramente um corpo estranho na fotografia. A sociedade espírita por exemplo tem várias teorias e a comunidade científica também tem seus pareceres. O fato causou arrepios nas redes sociais na observação feita pelo Jornalista João R. da Cruz do Site Cenário MT. "É impressão minha ou aparece a imagem de uma mulher junto a camionete destruída.O acidente aconteceu no inicio da noite de ontem, quinta-feira, entre Lucas e Mutum. Pai e filha de 1 ano faleceram. (FOTO:William Eduardo/Tv Arinos)".
O matéria foi um dos destaques na manhã desta sexta-feira em quase todos os sites de notícias do Estado. Veja as fotos coletadas dos diferentes sites:
Pai e filha morrem em acidente na BR-163 entre Lucas e Mutum
Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas em um acidente envolvendo uma Toyota Hilux prata, placas de Cuiabá, e um caminhão tanque branco, placas de Sinop, que estava carregado com óleo vegetal. A colisão frontal ocorreu na BR-163, a cerca de 35 quilômetros de Nova Mutum sentido Lucas do Rio Verde (264 km ao Norte de Cuiabá), na noite desta ultima quinta-feira(12).
O construtor José Lourenço, 28 anos, não resistiu e morreu. Sua filha, L.V.L.S., de 1 ano, também não resistiu. A esposa dele está hospitalizada e seu estado de saúde inspira cuidados. Outro filho, está fora de perigo. As vítimas são de Mutum.
O condutor do caminhão também se machucou, mas está fora de perigo. Ele está hospitalizado em Nova Mutum.
O tráfego na rodovia ficou interrompido nos dois sentidos. A Polícia Rodoviária Federal controlou o trânsito no local e se formaram longas filas nos dois sentidos da rodovia.
REPORTAGEM DE WAGNER ZANAN - FILIADA SBT DE LUCAS DO RIO VERDE-MT
Os corpos do construtor José Lourenço e da sua filha, L.V.L.S., serão velados a partir do meio dia em uma igreja, na rua dos Pinheiros, no bairro Colina 2, em Nova Mutum. De acordo com a funerária os sepultamentos estão agendados para hoje, por volta das 17h, no cemitério municipal.

Copa 2014 - Estrangeiros querem é mulheres e bunda grande. Brasileira grava vídeo com intenção de mostrar a realidade do nosso país e trazer atenção internacional ao tema.

"Antes a Opinião"
Uma simples atitude de tentar abrir os olhos. De mostrar que em nosso país a realidade é puramente outra. O povo brasileiro esta à merce de uma saúde falha e mal estruturada, governado por 80% de políticos corruptos, nas mãos de uma justiça e política de segurança corrompida pela criminalidade. Devido a isto nosso Brasil leva um outro rótulo para o mundo: Mulheres, Peito e Bunda.

"Não faço parte nem simpatizo com nenhum partido político ou movimento social, apesar de não ser apolítica e de ter bastante clareza sobre minhas convicções ideológicas"


 
Com o Tema: No, I'm not going to the world cup (Não, eu não estou indo para a copa do mundo), a brasileira Carla Dauden fez um resumo da realidade no país e também como os estrangeiros pensam do Brasil la fora. Carla nasceu no Brasil, mas aos 18 anos ela decidiu seguir sua paixão pelo cinema e cinema estúdio na Califórnia. Ficou em Santa Barbara City College por dois anos, e logo escreveu, produziu e dirigiu seu primeiro curta-metragem, Faça Seu Tempo , que estreou no Santa Barbara International Film Festival de 2010. Mais informações sobre Carla em www.carladauden.com
No vídeo Carla comenta sobe tudo, analfabetismo, saúde, segurança etc. Publicado em 17 de junho de 2013 o resumo em vídeo já conta com mais de 3 milhões de visualizações, mais de 90 mil likes de gostei e mais de 3 mil likes de não gostei. Foram mais de 27 mil comentários (https://www.youtube.com/watch?v=ZApBgNQgKPU), de críticas e elogios, transfonando-se num debate construtivo na opinião de Carla como divulgada em nota no dia 20 de junho de 2013 no link do vídeo no canal do youtube.

NOTA publicada dia 20 de Junho de 2013
Oi gente!
Estou acompanhando com um misto de surpresa e temor o que vem acontecendo por conta do vídeo que postei no YouTube. Além de ser muito grata a todos aqueles que compartilharam e que têm contribuído com o debate construtivo, gostaria de pontuar algumas coisas importantes. Leiam isso como uma tentativa de me posicionar diante de críticas e, sobretudo, diante do uso do meu vídeo por parte de grupos que, definitivamente, não me representam.
- Repudio, veementemente, qualquer discurso que coloque em risco o Estado Democrático de Direito;
- Não sou favorável ao impeachment de ninguém. Não se utilize de meu vídeo defender essa ideia;
- Não faço parte nem simpatizo com nenhum partido político ou movimento social, apesar de não ser apolítica e de ter bastante clareza sobre minhas convicções ideológicas;
- Minha iniciativa não tem ligação alguma com os protestos contra o aumento da tarifa, embora eu seja totalmente solidária à causa, como a todas as outras que, de alguma maneira, e através dos movimentos sociais, tentam reverter as históricas injustiças sociais e a desigualdade em nosso País;
- A publicação do vídeo apenas coincidiu com os protestos. Confiram a data da postagem;
- Como explico no início da peça, uso o inglês apenas porque meu objetivo primeiro era falar com amigos e colegas americanos e do mundo, com a intenção de mostrar a realidade do nosso país e trazer atenção internacional ao tema. Consequentemente, essa atenção gera uma pressão maior para que mudanças ocorram.
- Por último, e principalmente, não tenho as respostas para o que está acontecendo, não sou política ou ativista, apenas quis manifestar meus pensamentos. Acreditem, felizmente, nem tudo nesse mundo vem a partir de interesses financeiros ou políticos. Muito mais preparados para responder a essas perguntas estão as diversas organizações e movimentos sociais legítimos que estão lutando há bastante tempo, e diariamente, para que a Copa e as Olimpíadas não passem por cima dos direitos dos brasileiros.
Agradeço enormemente se puderem ajudar a espalhar essa mensagem e peço que não usem vídeo para causas que não condizem com as ideias acima.
Da Redação
Opinião-MT Notícias do Estado

Espaço em foco - A última grande chuva de meteoros do ano.

"Antes a opinião"
Esses fenômenos são brilhantes. Para quebrar esse clima de notícias ruins em todo o Estado de Mato Grosso, que tal você aproveitar e observar coisas que só Deus realmente conhece?

Geminídeas fotografadas no Kitty Peak, Arizona, em 2010, por David Harvey
Para quem precisa de uma desculpa para ficar acordado até mais tarde hoje, aqui vai: na madrugada de sexta para sábado temos o ápice das geminídeas, uma das mais prolíficas chuvas de meteoros de periodicidade anual.
Ela emana da constelação de Gêmeos, quando a Terra atravessa a órbita do asteroide Faetonte — um objeto um tanto quanto estranho. Com cerca de 5 km de diâmetro, ele tem uma órbita bastante oval, que o leva bem perto do Sol. A julgar só pelos parâmetros orbitais, ele mais parece um cometa de curto período do que um asteroide. “Há até quem desconfie que ele se trata de um núcleo extinto de cometa”, afirma Gustavo Rojas, astrônomo da Universidade Federal de São Carlos. Núcleo extinto é o que sobra dos cometas depois que todo o gelo contido neles evapora e só sobram materiais rochosos.
Seja o que for o Faetonte, fato é que ele passa perto do Sol, se esfarela e deixa um monte de pequenos detritos ao longo de sua órbita. Quando a Terra passa pelo caminho dele, os detritos deixados adentram a atmosfera do nosso planeta, produzindo o fenômeno das estrelas cadentes. E bota estrela cadente nisso: segundo as estimativas, para este ano são esperadas cerca de 120 por hora, no momento de máximo esplendor.

COMO OBSERVAR
Chuvas de meteoros dispensam qualquer instrumento óptico. Como as estrelas cadentes são muito rápidas, não dá tempo de apontar nem um binóculo, de forma que o melhor a fazer é simplesmente buscar um local que dê a visão mais ampla possível do céu e esperar pacientemente pelos meteoros.
Procure um local escuro, ou seja, com pouca poluição luminosa, e deixe a vista se acostumar à baixa luminosidade, para que os olhos caprichem na hora de observar o céu. A partir da meia-noite, a constelação de Gêmeos já surge no horizonte leste. É quando vale a pena começar a prestar atenção.
Não é preciso necessariamente olhar para a constelação, pois de lá parte apenas a direção dos meteoros. Quanto à posição, podem surgir em qualquer região do céu. Mas uma vantagem de olhar para lá é manter os olhos longe da Lua, que está quase cheia e vai ofuscar a tentativa de ver os meteoros. (Quando der uma passada d’olhos em nosso satélite natural, lembre-se de que neste sábado a sonda chinesa Chang’e-3 tentará pousar por lá e mande suas energias positivas!)
Contudo, a coisa fica ainda melhor lá pelas 4h da manhã, quando a Lua já foi embora no horizonte oeste, e Gêmeos está mais alto no céu (procure a constelação localizando Júpiter, que por lá está e a esta altura será o planeta mais brilhante no céu). Os meteoros aparecem no céu como risquinhos amarelados, transitando rapidamente antes de sumir.
Importante lembrar que esses detritos deixados pelo Faetonte são pequeninos e queimam na atmosfera sem deixar traços. O fenômeno é completamente inofensivo.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sorteadas seleções que jogarão a Copa do Mundo em Mato Grosso - Japão, Austrália, Rússia e mais 5 seleções

"Antes a Opinião"
Basta esperarmos que as obras estejam prontas até lá!
Sorteio final dos oito grupos é considerado o maior evento pré-Copa e é realizado na Costa do Sauípe (BA)

Cuiabá será sede dos jogos entre as seleções Chile e Austrália, no dia 13 de junho; Rússia e Coreia do Sul, no dia 17 de junho; Nigéria e Bósnia, no dia 21 de junho; e encerra com o confronto entre as seleções Japão e Colombia, no dia 24 de junho.

O sorteio final dos oito grupos é considerado o maior evento pré-Copa e é realizado na Costa do Sauípe (BA) pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Os países estão divididos em quatro potes, sendo que o pote 1 conta com os nomes das sete melhores seleções ranqueadas pela Fifa em outubro deste ano, além do Brasil, por ser país-sede.

Os cuiabanos irão saber, também, quais serão as oito seleções que irão disputar os quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo de 2014, na Arena Pantanal.

Milhares de pessoas, autoridades das cidades-sedes e os técnicos de cada uma das seleções participantes acompanham o sorteio.

Além disso, estrelas do futebol como o capitão do pentacampeonato brasileiro, Cafu, o francês Zidane e o argentino Kempes devem “desfilar” pelo palco, a fim de sortear as bolinhas que trazem impresso o nome de cada seleção.

Evento começa com homenagem à Mandela (Atualizada às 13h01)

O evento teve início com a exibição de um vídeo de aproximadamente dois minutos, em homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela, que morreu na quinta-feira (5), aos 95 anos de idade.

Apresentadores dão início ao evento (Atualizada às 13h03)

Sobem ao palco os apresentadores oficiais do evento, Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert.

Vídeo com imagens das 12 cidades-sedes do país é exibido (Atualizada às 13h05)

É exibido, neste momento, um vídeo que mostra cenas da Seleção Brasileira como participante em outras Copas do Mundo, imagens das cidades-sedes e, ao fundo, músicas dos mais variados estilos: do samba ao funk.

Alcione abre o primeiro show da tarde (Atualizada às 13h07)

A cantora Alcione e o rapper Emicida sobem juntos ao palco para cantar "Brasil Pandeiro", uma composição de Assis Valente.

Joseph Blatter e Dilma Rousseff sobem ao palco (Atualizada às 13h10)

São convidados para subir ao palco a presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT) e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, que pediram um minuto de silêncio em respeito à morte de Nelson Mandela.

"Tivemos um acerto com a senhora presidente de começar essa festa com um minuto de silêncio", disse Blatter.

"Faremos isso em memória do grande líder sul-africano Nelson Mandela", completou Dilma.

Dilma diz que essa será "a Copa das Copas" (Atualizada às 13h14)

"Essa será a Copa da Copas. Pela primeira vez, estarão reunidas em uma só copa todas as seleções campeãs com seleções dos cinco continentes. E o Brasil está muito feliz de receber a todos, porque somos um povo alegre e acolhedor. Os visitantes poderão conhecer o Brasil, um país multicultural e empreendedor, uma terra de oportunidades. Um Brasil que honra sua cultura e suas tradições, e que preserva um imenso patrimônio da humanidade. Recebemos a copa como um único ser. Sabemos que esta será uma grande Copa", disse.

Blatter diz que a Copa precisava voltar para o Brasil (Atualizada às 13h18)

"Eu acho que já era hora da Copa voltar ao Brasil. No ano que vem terão passados 60 anos desde que o Brasil sediou a Copa pela última vez. Nesse ínterim, o Brasil ganhou a Copa cinco vezes. Era necessário e bom voltar. E depois, vamos dar ao futebol o real valor do campo e fora do campo de jogo. Essa será a maior Copa de todos os tempos", afirmou.

Dilma diz estar confiante com a Seleção e distribui elogios (Atualizada às 13h20)

"Nós somos o único país que esteve em todas as Copas e temos uma história de sucesso no futebol. Essa é a terra do Pelé, o maior jogador de todos os tempos. É a terra do Ronaldo, o maior goleador de todas as copas. E hoje, nós temos uma seleção forte, cheia de novos craques geniais. E temos um técnico, o grande Felipão, que é um campeão, que tem como auxiliar o outro vencedor, o nosso grande Parreira. Então, tenho razão par estar, como torcedora, muito otimista. Amamos o futebol", disse.

Vídeo contando a história das Copas é exibido (Atualizada às 13h21)

Vídeo de aproximadamente três minutos é exibido, contando a história da Copa do Mundo. O primeiro torneio ocorreu em 1930.

Taça da Copa do Mundo é colocada no palco; mais um show tem início (Atualizada às 13h25)

A taça da Copa do Mundo, que desde 2010 estava de posse da Seleção da Espanha (última campeã mundial), é colocada sobre o palco. Na sequência, sobem ao palco a cantora mato-grossense Vanessa da Mata e o cantor Alexandre Pires, que cantam, juntos, a música "Um a Zero", composição de Pixinguinha.

Começam apresentações das seleções que participam da Copa (Atualizada às 13h31)

Vídeo exibe parte das seleções que participam da Copa do Mundo de 2014. Foram apresentadas as 15 seleções que representam a América do Sul, Ásia e África: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, Austrália, Coreia do Sul, Irã, Japão, Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria.

"Brazuca" é apresentada e Ronaldo fala sobre dificuldades (Atualizada às 13h36)

"Fazer 15 gols [em Copas] foi fácil comparado a organizar uma Copa do Mundo. Mas eu tenho certeza que o trabalho de anos e milhares de pessoas vamos entregar a melhor Copa do Mundo de todos os tempos", disse o Fenômeno.

Seleções da Europa, América do Norte, Central e Caribe (Atualizada às 13h37)

Vídeo é exibido com imagens das seleções da Alemanha, Bélgica, Bósnia, Croácia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Portugal, Rússia, Costa Rica, Estados Unidos, Honduras e México.

Fuleco é apresentado pelos jogadores Bebeto e Marta (Atualizada às 13h40)

O mascote da Copa do Mundo de 2014 até mesmo sambou durante sua apresentações. A jogadora Marta explicou que o nome é a junção de futebol e ecologia. Bebeto afirmou que organizar uma Copa do Mundo é mais difícil do que participar de uma.

Apresentação de dança contemporânea tem início (Atualizada às 13h42)

Dança contemporânea da coreógrafa Débora Colker é apresentada.

Pelé é chamado ao palco e diz estar confiante com a atuação da Seleção (Atualizada às 13h44)

"Eu tenho uma confiança muito grande no Brasil, acho que vai disputar a final. E tem uma coisa que já falei algumas vezes mais não sai da minha memória. Na Copa de 50 vi meu pai chorando porque perdeu a Copa do Mundo. Naquela época não tinha televisão, era rádio. Então, eu não quero que meus filhos me vejam chorando nessa copa. Eu espero que o Brasil ganhe", disse.

Clipes das cidades-sedes é apresentado (Atualizada às 13h46)

As cidades foram apresentadas na seguinte ordem: São Paulo, Recife, Manaus, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Porto Alegre, Natal, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Rio de Janeiro,

Secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, sobe ao palco para iniciar o sorteio (Atualizada às 13h47)

O secretário-geral da Fifa sobe ao palco para dar início ao sorteio. Com ele, subiram os oito capitães das últimas 19 edições da Copa do Mundo: o uruguaio Alcides Ghiggia, o inglês Geoff Hurst, o brasileiro Cafu, o italiano Fabio Cannavaro, o argentino Mario Kempes, o espanhol Fernando Hierro, o francês Zinedine Zidane e o alemão Lothar Matthäus.

Valcke explica como sorteio será feito (Atualizada às 13h53)

Valcke explicou a distribuição das seleções pelos potes. O pote 1 conta com oito seleções – as cabeças de chave –, formados pelas sete melhores seleções ranqueadas pela Fifa até outubro, além do Brasil, país-sede. São elas: Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, Bélgica, Alemanha, Espanha e Suíça. Uma dessas seleções – a que for sorteada como a cabeça do grupo C – irá jogar em Cuiabá.

O pote 2 reúne os nomes de sete seleções: Nigéria, Camarões, Argélia, Costa do Marfim, Gana, Chile e Equador.

Oito seleções estão no pote 3: Estados Unidos, Costa Rica, Honduras, México, Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália.

No pote 4, constam os nomes de nove seleções: Itália, Holanda, França, Rússia, Bósnia, Portugal, Inglaterra, Grécia e Croácia.

Geoff tira uma bola do pote 4 e passa para o pote 2 (Atualizada às 13h55)

O inglês retirou uma seleção - ainda não revelada - do pote 4 para o pote 2, a fim de equilibrar o número de seleções em cada pote.

Cafú sorteia as seleções que serão "cabeças-de-chave" (Atualizada às 13h57)

Assim ficaram distribuídas as seleções que serão "cabeças-de-chave":

Grupo A – Brasil
Grupo B – Espanha
Grupo C – Colômbia
Grupo D – Uruguai
Grupo E – Suíça
Grupo F – Argentina
Grupo G – Alemanha 
Grupo H – Bélgica

Colômbia é a seleção que vai jogar na Arena Pantanal (Atualizada às 14h05)

Como cabeça de chave do grupo C, a Colômbia irá jogar na Arena Pantanal no dia 24 de junho, a partir das 16h, contra o Japão (C1 x C4).

Esse será o quarto jogo realizado na Capital.

Primeiro jogo na Copa em Cuiabá é definido (Atualizada às 14h09)

Quem entra em campo para estrear a Arena Pantanal durante a Copa do Mundo em Cuiabá, no dia 13 de junho, às 18h, será Chile e Austrália (B3 x B4).

Seleções que vão enfrentar o Brasil são definidas (Atualizada às 14h12)

Primeiro jogo do Brasil será contra a Croácia. Na sequência, o Seleção enfrenta o México e a Seleção de Camarões, pela primeira fase do Mundial de 2014.

FONTE: CENARIOMT