domingo, 6 de julho de 2014

Calamidade na Saúde Pública. Médico denuncia precariedades no Pronto Socorro de Cuiabá

“Antes a Opinião”
Falta de vontade política, de gestão eficiente, de medicamentos e de insumos básicos, assim como falta de médicos e estrutura decente, fazem do Pronto-Socorro de Cuiabá um local de horror.
Falo sem medo de errar: todos os dias morrem pessoas no Pronto-Socorro por falta de atendimento adequado, por falta de medicamentos, por falta de profissionais. É lamentável. Aliás, o mais lamentável é vermos a inércia do poder público.
(Dr. Osvaldo/Cirurgião-pediátrico)
FOTO REPRODUÇÃO DA INTERNET
A opinião do médico Osvaldo César Pinto Mendes, cirurgião-pediátrico do Pronto-Socorro, que há 33 anos atua na área pública, foi objetiva e clara. Em entrevista exclusiva para o veículo MidiaNews, o médico desabafou denunciando precariedade e situação caótica no Pronto Socorro de Cuiabá-MT.
O Pronto-Socorro de Cuiabá é uma máquina de matar gente
Segundo ele a realidade é triste e lamentável. Falta tudo no PS, desde profissionais, medicamentos básicos, materiais para cirurgias, leitos, e por conta disso, sem a devida estrutura e atendimento adequado morrem de cinco a sete pessoas por dia no PS. Por causa da atual situação, os médicos se referem ao PS de Cuiabá de “Haiti” porque os pacientes ficam alocados em macas e no chão. Não só o PS de Cuiabá, mas também o Pronto Socorro de Várzea Grande que é chamado de “Faixa de Gaza” por se parecer como uma zona de guerra. Osvaldo explica ainda que o prefeito Mauro Mendes (PSB), quando assumiu a prefeitura, falou que o problema era gestão, e que esta perdido na questão da saúde pública em Cuiabá. Segundo ele falta sensibilidade e competência do prefeito para controlar o caos na unidade hospitalar. (Leia a entrevista completa e detalhada aqui...).
Em uma matéria alocada no próprio site da Prefeitura de Cuiabá (http://www.cuiaba.mt.gov.br/), diz que o prefeito Mauro Mendes, em seu primeiro dia de gestão à frente da Prefeitura de Cuiabá, visitou o Pronto Socorro Municipal e discutiu as primeiras atitudes para melhorar a saúde pública da capital. Segundo Mauro, a prioridade número um é reestruturar a rede secundária de saúde (policlínicas e PSFs), desafogando, assim, o Pronto Socorro.
Mauro Mendes anuncia medidas para melhorar o Pronto Socorro de Cuiabá
Durante a visita, Mendes conversou com servidores e pacientes, conhecendo o dia a dia no hospital. “Temos servidores bons e dedicados. Eles só precisam de melhores condições para trabalhar. É isso que vamos priorizar”, afirmou o prefeito.
Na ocasião, o novo secretário de Saúde, o médico Kamil Fares, anunciou a formulação de um plano de emergência para sanar os problemas mais urgentes do setor. “Nos próximos dez dias vamos fechar esse plano e garantir que o fluxo na saúde e boas condições de trabalho e de atendimento ao público”, afirmou.
A visita foi acompanhada pelo Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed MT), representado pela advogada Fernanda Vaucher. “Até agora temos tido um ótimo relacionamento com o novo prefeito. Essa visita mostra o interesse que ele tem, de melhorar mesmo a saúde. Os médicos estão animados e prova disso foi a suspensão da paralisação”, elogiou a advogada. (Leia a matéria completa aqui...).
FONTES: www.midianews.com.br
www.cuiaba.mt.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário