quinta-feira, 3 de julho de 2014

Sacrifícios da Copa do Progresso. Viaduto desaba, provoca morte e deixa feridos em Belo Horizonte

"Antes a Opinião"
Todo mundo conhece aquele ditado popular: "A pressa é inimiga da perfeição"; em algumas cidades sedes da Copa das Copas, muitas obras de padrões FIFA ficaram inacabadas para o mundial. Governos estaduais se viram na obrigação de maquiar obras no "jeitinho brasileiro de fazer acontecer". Confiantes vamos levando o progresso, mesmo que custe a vida de alguém. Ha, ha, ha. Quem é o culpado? Eu, tu, ele, nós, vós ou eles?

FOTO REPRODUÇÃO: http://g1.globo.com/
O viaduto Guararapes, que saia da Rua Olímpio Mourão e passava sobre a Avenida Pedro I, desabou na tarde desta quinta-feira(3), deixando vinte feridos e resultando na morte da motorista Hanna Cristina. O fato ocorreu próximo à Lagoa do Nado, região da Pampulha, em Belo Horizonte. Segundo o Corpo de Bombeiros, dois caminhões e um carro foram atingidos. Além deles, a estrutura atingiu um ônibus suplementar, linha de transporte público que usa micro-ônibus.
Imagens publicadas em uma rede social mostram cenas de tensão instantes após o desabamento. É possível observar pessoas que estavam próximas ao acidente gritando e correndo. No vídeo também é possível ver passageiros saindo de um ônibus atingido parcialmente pelos destroços.
FONTE/VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=Vo5M_ycOe8w#t=44
O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), decretou três dias de luto oficial na cidade pelas vítimas do desabamento. "Estamos identificando todas as vítimas e suas famílias para que tenham todo o atendimento necessário neste momento de dor", disse Lacerda, em entrevista coletiva.
O prefeito afirmou que haverá uma investigação para se descobrir a responsabilidade pelo desabamento. "Houve um erro, mas não posso adiantar nada. Não quero aventar a discussão sobre responsabilidade", afirmou o prefeito que esteve no começo da noite no local do acidente.
A obra da prefeitura de BH, integra uma das linhas do BRT (via rápida de ônibus), criadas para a Copa. Ela é feita pela construtora Cowan.
Em nota, a Cowan, empresa responsável pela obra, diz que "lamenta profundamente o ocorrido e [que] não está medindo esforços para oferecer o apoio necessário às vítimas e aos familiares". Em nova nota, a empresa informa que foram direcionadas ao local equipes para remoção da estrutura, inclusive providenciando iluminação e demais suportes necessários à realização dos trabalhos, que devem se estender pelos próximos dias. A empresa acrescentou que está providenciado o escoramento do segundo viaduto e que uma equipe técnica está no local para iniciar as investigações e definir as causas do acidente.
A Presidente Dilma Rousseff usou da rede social para se manifestar sobre o acidente. Ela colocou o Governo Federal à disposição da prefeitura de BH e prestou solidariedade às famílias das vítimas.
FONTES: http://www.correiobraziliense.com.br/
http://g1.globo.com/
http://noticias.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário