segunda-feira, 20 de maio de 2013

Depois de protestos de internautas, sucuri 'Baby' volta a Serra Azul e perde uma presa

"Antes a opinião"
Já era de se esperar a reação da "baby"

Foto: Edevilson Arneiro

Mesmo com o protesto de alguns internautas que acham equivocada a retirada da sucuri Baby, de seis metros, da cachoeira, o animal foi devolvido nesta segunda-feira (20) ao seu habitat natural, porém, desta vez em outro lugar, no fundo da Serra Azul bem longe da civilização. 

Sucuri de 6 metros é capturada em cachoeira e apelidada de Baby

No momento que ela foi solta, Baby mostrou que não é brincadeira e ainda deu uma bocada em um dos homens que estava lhe segurando e depois soltou. Nesse movimento ela acabou perdendo uma das presas. Segundo os técnicos, nada que impeça a cobra de ter uma vida normal. Desde que foi capturada no sábado (18) por 10 homens na terceira cachoeira da Serra Azul, internautas acham que a retirada da cobra foi errada porque o animal estaria no seu habitat natural e sim o homem estaria interferindo no lugar. 

Porém, os técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) entendem que a medida foi correta porque agora a cobra, que é conhecida como anaconda brasileira, está em lugar seguro e sem risco tanto para ela como para pessoas que estejam passando pelo parque. Baby foi encontrada escondida dentro numa fresta do paredão da terceira cachoeira da Serra Azul. 
 
A retirada de Baby da cachoeira não agradou alguns internautas que pediam que ela fosse devolvida ao mesmo lugar onde ela foi achada, porém na opinião do diretor do parque da Serra Azul, Pedro Fernando Santiago, não teria como. “Essa cachoeira é muito freqüentada e o risco realmente existia tanto para a cobra, como também para os visitantes do parque”, comentou por causa da proximidade com a civilização essa cachoeira não seria mais o lugar ideal para Baby ficar. Então ela foi levada na manhã de segunda-feira para o fundão da serra onde terá como continuar a vida dela sem incomodar ninguém. 

As sucuris podem atacar se estiverem acuadas ou até mesmo com fome. Os biólogos da Sema informaram que a sucuri é um animal muito forte e a força dela equivale há de 20 homens. No momento da captura, o ambientalista Francisco Garrincha segurou a cabeça da cobra e quase foi surpreendido pelo rabo da cabra que quase o enrolou. A sorte é que um funcionário viu e segurou. 

A sucuri pode atingir até doze metros. A dona-de-casa Vilma do Povo, morador do bairro Abel Lira, conta que o pai dela já matou um exemplar de doze metros, porém isso há muito tempo atrás quando as sucuris ainda atacavam bezerros e cachorros e isso aconteceu numa fazenda às margens do rio Xingu, na década de 90.


Por: Ronaldo Couto - de Barra do Garças-MT - via: www.olhardireto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário