domingo, 8 de setembro de 2013

Amor no céu; Lua e Vênus - Brasil aproveita para ficar de vela juntamente com Saturno e Mercúrio

"Antes a Opinião"
Não poderia deixar esta passar com tantas pessoas de olhares para o céu neste domingo (08), graças ao Professor/Físico Dulcidio Braz Jr. amante da física que através do seu post destaque do site UOL www.fisicamoderna.blog.uol.com.br. Uma linda visão da natureza em si Vênus flertando com a lua e saturno e mercúrio de vela juntamente com milhares de brasileiros. Uma boa reflexão para a vida amarosa aqueles casais que juntamente tem sempre um para ficar de vela. Para quem viu deu para encher os olhos de brilho e para quem não viu pode conferir tudo logo mais abaixo e também na fanpage do nosso grande físico e professor Dulcidio Braz Jr. www.facebook.com/FisicaNaVeia.

Fotografia de ELIZANGELA NERY em Lucas do Rio Verde-MT


::: SHOW DE ASTROS! :::


Clique!
Lua e Vênus, por volta das 18h (clique para abrir versão maior)

Olhe para o céu. Do lado oeste, o lado que o sol se põe. Você vai ver uma "casquinha" de Lua na fase crescente. E perto dela um pontinho bem luminoso: Vênus.
Como divulgado ontem aqui no blog (veja post anterior), hoje a Lua está em conjunção com Vênus.
Dá para ver também Saturno (mais acima) e Mercúrio (mais abaixo, perto do horizonte). A simulação a seguir mostra as posições relativas dos quatro astros.


Simulação

Acima a minha primeira foto do fenômeno. Vou acompanhar o movimento de Vênus em relação à Lua. Por volta das 19h30min, Vênus estará "coladinho" na Lua, bem ao lado dela. 
Boas observações! 

Mais fotos
Clique!
Por volta das 18h45min (clique para abrir versão maior)

Na imagem abaixo vemos Saturno (acima, alinhado com o topo do prédio) e a Lua e Vênus mais abaixo. O pontinho abaixo da Lua é a estrela Spica, alfa da constelação de Virgem.

Clique!

Com um pouco mais de tempo exposição e maior abertura, conseguimos ver a "luz cinérea" da Lua, 
Clique!
Vênus "coladinho" na Lua, 19h30min  (Clique para abrir versão maior)

Abaixo a mesma cena acima, mas com um pouco mais de tempo de exposição e abertura. Desta forma, deu para registrar a "luz cinérea" da Lua. Trata-se da região da Lua que deveria ser totalmente escura porque não está recebendo luz solar diretamente mas que conseguimos ver, ainda que de forma muito sutil, porque a Terra rebate a luz solar sobre o nosso satélite. Fenômeno lindo, não? Dá para ver a olho nu.

Clique!
Registro da "luz cinérea"

Observações bombando! Muita gente comentando que ficou sabendo do fenômeno e observou graças ao meu post. Destaque na home do UOl. Muitos amigos enviando fotos pelo facebook (confiram na fanpage). Acho que mais uma vez conseguimos agitar uma multidão de pessoas para uma enorme observação coletiva do céu! Sensacional!!!

FONTE: WWW.fisicamoderna.blog.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário